Quiosque de Nélson Nobre será reformado
O Quiosque envidraçado que se localizava no Calçadão da rua 15 de Novembro foi retirado para restauro na manhã desta terça-feira (30). A prefeitura esteve à frente das ações, com a participação das secretarias de Governo, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SCGMU) e de Serviços urbanos e Infraestrutura (SSUI).
O Quiosque de Nélson Nobre, como era conhecido o ponto, e o acervo histórico que a estrutura sediou em exposições durante muitos anos estão sob a guarda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A secretária de Governo, Clotilde Victória, informa que “a instituição tem tratado do patrimônio com muito carinho e inclusive já realizou praticamente toda a digitalização do acervo”.
A Secretaria de Governo articulou a remoção do Quiosque devido aos danos que vinha sofrendo pela ação do tempo e por atos de vandalismo. O restauro será feito pela UCPel. No ato de retirada da estrutura, estiveram presentes técnicos de segurança da Universidade.
Clotilde Victória refere-se a Nélson Nobre como poeta guardião da história de Pelotas. “No decorrer dos anos, ele armazenou imagens e promoveu exposições daquele material no Quiosque, para dar conhecimento ao público. Em vida, manifestou interesse de que uma instituição desse continuidade ao seu projeto. Quando de sua morte, surgiu um movimento de artistas locais que escolheu a UCPel para acolher o acervo”, concluiu.