Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

RÁDIO UNIVERSIDADE : Aniversário voltado à comunidade

03 agosto
10:36 2015

Comemorações pela passagem dos 48 anos teve tarde de serviços grátis no dia 29 de julho

A Rádio Universidade (RU), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), comemorou seus 48 anos prestando diversos serviços para a comunidade na tarde da quinta-feira da semana passada. Entretenimento com a participação de diversos parceiros e a transmissão de sua programação integrou a programação do evento, que ocorreu no Largo do Mercado Público.

As Ligas Acadêmicas de Geriatria, Urgência e Emergência Médicas, Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia, Nefrologia, Cardiologia e Oncologia prestaram diversos tipos de serviços e orientações. Ana Beatriz Mesquita, de 51 anos, aproveitou a oferta de serviços ligados à saúde para verificar a pressão arterial e realizar teste de urina. “Acho importante existir este tipo de ação que oferece serviços que muitas vezes são difíceis de conseguir”, avaliou.

LARGO do Mercado foi palco de momento festivo e solidário na última semana do mês de julho

LARGO do Mercado foi palco de momento festivo e solidário na última semana do mês de julho

O curso de Fisioterapia também integrou as ações da Blitz da Saúde. Quem passou pelo local pôde realizar massagem, alongamento e pilates. De acordo com as acadêmicas do sexto semestre Alexia Lopes e Tamiris Roll, a participação no aniversário da RU serviu para mostrar à comunidade o quanto são importantes os serviços oferecidos por fisioterapeutas. “Como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) não é obrigatório ter a presença de fisioterapeutas, aproveitamos a participação no evento para mostrar que a Fisioterapia atua na prevenção e no tratamento de doenças e lesões”, explicou Tamiris.

Acadêmicos da disciplina de Saúde Coletiva do sétimo semestre da Enfermagem verificaram pressão arterial, orientaram sobre a prevenção do câncer de mama e responderam dúvidas dos participantes. “A Enfermagem cuida da saúde das pessoas promovendo ações educativas, desenvolvendo competências e habilidades de alunos através da interação com a comunidade”, comentou a professora Cristiane Moraes.

Orientações jurídicas através da participação da Liga de Ciências Criminais e da Assistência Judiciária foram oferecidas durante toda a tarde. “Fizemos a triagem de pessoas que precisam acessar o Judiciário através de ações civis ou previdenciárias, por exemplo, para encaminhar à Assistência Judiciária”, disse a professora Ana Paula Dittgen da Silva.

O curso de Design de Moda participou com a exposição de trabalhos realizados por acadêmicos. Parceiros da RU distribuíram erva-mate, água quente e pipoca. Brinquedos infláveis e a participação de integrantes do Grupo Tholl distraíram os pequenos.

Comentários ()

Seções