Rafael Farias destaca ideia de valorização de jovens no grupo do Pelotas
“Tirar coelho da cartola” é uma expressão popular, que significa encontrar solução inesperada para resolver uma questão intrincada. É a expressão utilizada por Rafael Farias, 29 anos, que foi indicado para assumir a gerência executiva de futebol no Pelotas. Uma forma de superar as dificuldades financeiras do clube, montando um time competitivo, que seja capaz de devolver alegria e orgulho aos torcedores áureo-cerúleos.
A saída visualizada por Rafael é a aproximação com outros clubes, buscando jogadores jovens que possam ser emprestados ao Pelotas. “Penso em aproveitar meus contatos com clubes grandes e médios, com os quais eu tenho contato, e também aproveitar jogadores da cidade, porque aqui temos muitos jovens com grande potencial. O Pelotas precisa investir em jogadores que possam dar algum retorno financeiro ao clube”, afirma.
Se Gabriel Ribeiro for o presidente do Pelotas em 2018, Rafael Farias será o gerente de futebol. O trabalho do gerente deverá começar neste segundo semestre. Ele participou da reunião de segunda-feira e estaria, ontem à noite, presente a um encontro específico do grupo responsável pelo futebol. Para ele, a Copinha, que começa em agosto, precisará servir de preparação para a Divisão de Acesso do próximo ano.
FORMAÇÃO – Com formação em direito e especialização em direito e gestão administrativa pelo Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresarias de Porto Alegre, Rafael Farias trabalhou no Fragata Futebol Clube. Também deu assessoria ao Pelotas, em 2013, na área de direito desportivo, representando o clube no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Prestou igualmente assessoria ao Guarani de Venâncio Aires e Progresso.
Rafael entende que trabalhar no Lobão será a oportunidade de começar a carreira na área executiva do futebol. “Conheço bem a força dos clubes locais, porque sou pelotense, e vejo o Pelotas com grande potencial de crescimento”, completa.