Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Receita Federal e Polícia Federal apreendem mais de 100kg de cocaína no Porto do Rio Grande

27 março
15:22 2023

A equipe de vigilância e repressão da Alfândega da Receita Federal (ALF/RGE) e a Polícia Federal apreenderam 103kg de cocaína no Porto do Rio Grande na madrugada deste domingo (27/03). 

A droga estava sendo içada para um navio cujo destino era a China, quando a operação ilegal foi avistada por meio da rede de câmeras interligada ao COV-RFB – Centro Operacional de Vigilância da Receita Federal em Rio Grande. 

O método utilizado pelos criminosos é muito comum e consiste em abordar a embarcação maior, de longo curso, com barcos ou botes de pequeno porte visando evitar a vigilância aduaneira. A fiscalização da Receita Federal foi essencial para evitar a ação criminosa. 

Uma pessoa foi presa em flagrante e encaminhada à Polícia Federal, bem como todo o volume de entorpecentes apreendidos. Outros três suspeitos estão sendo ouvidos pela autoridade policial. 

As ações de fiscalização e controle aduaneiro que são realizadas têm por objetivo evitar a circulação, no território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente. Além disso, inibem a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio local. 

O uso da tecnologia, em especial os recursos do COV-RFB, é fundamental para que a Receita Federal possa realizar uma fiscalização eficiente e combater o tráfico de drogas e outros crimes. A rede de câmeras interligada ao COV permite que as autoridades possam monitorar a movimentação de mercadorias e identificar operações ilegais com maior precisão. 

Com a apreensão de 103kg de cocaína, a Receita Federal demonstra mais uma vez seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população, além de enfatizar a importância da tecnologia no combate ao crime organizado. 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções