RECONSTRUÇÃO : Pontes destruídas e estradas intransitáveis na zona rural
As fortes chuvas que se verificaram na semana passada, somadas às precipitações desta semana, foram responsáveis por danos em estradas, bueiros e pontes da zona rural. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) fez o levantamento dos estragos e equipes atuam na recuperação da infraestrutura da Colônia, para garantir o trânsito e o escoamento de safras – no momento, a do pêssego.
Uma das pontes quebradas é a da estrada da Micaela, na divisa do 9º e 5º distritos. A outra, conhecida como ponte Marello, na estrada Santa Maria, entre o 7º e o 8º distritos, teve o material das cabeceiras levado pelas águas.
Dois bueiros também foram bloqueados para o trânsito. Um está localizado na estrada Colônia São Manoel (8º distrito); o outro, na estrada Santa Coleta, 7º distrito, próxima à divisa com Arroio do Padre.
OUTRAS
Outras oito estruturas sofreram danos, mas estão com passagem liberada para trânsito com restrições. É o caso da ponte Vila Nova (estrada da Andrada – 7º distrito); estrada do Toledo, 7º distrito, só para veículos leves; ponte do Caramujo, divisa entre o 5º e o 8º distritos (estrada Santa Maria); ponte da estrada Três Cerros, 7º distrito, só para veículos leves; ponte próxima ao abatedouro Peter, 6º distrito (estrada Colônia Oliveira), com comprometimento na ala de pedras, mas com trânsito.
No 4º distrito, a ponte da estrada Chicuta Oliveira apresenta problemas na ala de pedras, mas também está liberada para trânsito. Na estrada Crista do Galo, 4º distrito, a ponte sofreu danos no espelho e estacas, e o trânsito só está livre para veículos leves. Na estrada Ari Strelow, 8º distrito, a ponte também precisa de reparos na ala, e segue com trânsito.
As equipes da SDR estão concentradas na Micaela – divisa com o 5º e o 9º distritos; na estrada do Toledo, na Vila Nova; e na estrada Santa Coleta, na divisa com Arroio do Padre, 7º distrito, e nos demais pontos críticos que necessitam recuperação.