RECOPA : Grêmio e Independiente decidem título nesta quarta-feira na Arena
O Grêmio não está nem aí para a lanterna do Campeonato Gaúcho. Pelo menos nesta quarta-feira. O Tricolor pode comemorar seu terceiro título em pouco mais de um ano. Para ser campeão da Recopa, a equipe treinada por Renato Portaluppi necessita vencer o Independiente na Arena em Porto Alegre. No primeiro jogo da decisão houve empate por 1 a 1 na Argentina. É o confronto do Imortal contra o Rei de Copas.
Quem vencer a partida de hoje, 21h45, fica com o título. Em caso de novo empate, a decisão vai para a prorrogação e, se for necessário – persistindo o empate -, o título será decidido nos pênaltis. O Grêmio busca a conquista da Recopa pela segunda vez e, curiosamente, contra o mesmo adversário. Em 1996, o time tricolor goleou o Independiente por 4 a 1, em Kobe, no Japão.
Outros dois brasileiros já ganharam a competição duas vezes: São Paulo (1993 e 1994) e Internacional (2007 e 2011). O Grêmio não poderá contar mais uma vez com o volante Arthur, que não joga desde a final da Libertadores do ano passado. Ramiro cumpre o último jogo de suspensão pela expulsão diante do Lanús. A dúvida é se Renato irá manter Cícero no time ou irá optar pela escalação de um centroavante de área – no caso, Jael.
O Independiente não poderá contar com o atacante Giglioti, que foi expulso no jogo da semana passada. Romero é o escolhido do técnico Ariel Hollan.
Fechado
Grêmio e Barcelona definiram nesta quarta-feira a transferência de Arthur (foto) para o clube espanhol. O Tricolor receberá 30 milhões de euros (R$ 120 milhões) em três parcelas. O montante poderá ainda crescer em 10 milhões de euros (R$ 40 milhões) em dois gatilhos. O primeiro quando o jogador atingir um número pré-determinado de partidas; o segundo quando houver a primeira renovação de contrato do volante.
Arthur vai permanecer no Grêmio até janeiro de 2019, quando então irá se transferir para o Barcelona. Seu primeiro contrato com o clube catalão é de cinco anos.
Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Maicon; Alisson, Luan, Cícero (Jael) e Everton. Técnico: Renato Portaluppi.
Independiente: Campaña; Bustos, Franco, Amorebieta e Silva; Domingo, Gaibor e Meza; Benítez, Menéndez e Romero. Técnico: Ariel Holan.
Árbitro: Henrique Cáceres (Paraguai)