Recuperandos da Apac participam de oficina de produção de alimentos
Dezessete recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Pelotas participam, desde segunda-feira (8), do curso de salgados, através do Projeto Esperança do Mapa de Oportunidades, que integra o Pacto Pelotas pela Paz. A iniciativa é promovida pelo chef Rogério de Paula em parceria com o Município, com aulas que se estendem até esta quarta-feira (10).
Por meio do curso, os recuperandos aprendem a produzir diferentes tipos de salgados, obtendo conhecimento no que se refere à preparação de alimentos, conforme destacou o coordenador do Mapa de Oportunidades, professor Gilnei Brauner.
“Oficinas como esta são de grande valor, pois ultrapassam o objetivo que é de aprender uma prática específica. São oportunidades de conhecer pessoas e suas histórias de vida e superação. Histórias reais que são exemplo e inspiração de uma vida digna. Especialmente as oficinas de gastronomia oferecem um sabor a mais. No final, é possível apreciar as delícias produzidas e se encantar com o resultado do próprio trabalho”, frisou o presidente da Apac de Pelotas, Leandro Thurow.
As aulas são ministradas no Restaurante Cavalo Branco, do qual o chef Rogério é proprietário. Os salgados em preparação serão oferecidos no evento de celebração dos cinco anos do Pacto Pelotas pela Paz, nesta quinta-feira (11). A programação será das 10 às 17h, no Ginásio Municipal Orocindo Azevedo (Karosso) e nas ruas do entorno do prédio.
O PROJETO ESPERANÇA, que faz parte do Mapa de Oportunidades, é voltado aos monitorandos e egressos do sistema prisional. Está em andamento o curso de formação para Eletricista de Rede de Distribuição, uma parceria do Município com a M2 Consultoria, que envolve 11 monitorandos. Dois já foram contratados por empresas do ramo.
A capacitação acontece de segunda à sexta-feira, das 19 às 22h, e sábado e domingo, das 8 às 18h. A duração do curso é de quatro meses.