REDE MUNICIPAL : Professores paralisam na próxima terça-feira
Em assembleia promovida pelo Sindicato dos Municipários, os professores da rede municipal e auxiliares de educação infantil lotaram o auditório externo do Colégio Municipal Pelotense e decidiram por mobilizações contrárias ao Projeto de Lei do Executivo que trata do passo inicial (que altera vencimentos dos servidores e modifica a forma de pagamento dos profissionais do magistério e demais servidores de nível superior) para constituição do novo Plano de Carreira do Magistério. “Certamente foi uma das assembleias com maior presença dos últimos tempos”, salienta a presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues.
“Esta presença mostra a indignação dos professores municipais e dos auxiliares de educação infantil com a retirada de direitos historicamente conquistados”, avalia Tatiane.
Diversos professores e auxiliares de educação infantil se manifestaram na assembleia contrários às alterações propostas. Também foi citada a “forma ardilosa” da apresentação do projeto de alteração funcional, próximo do final do ano letivo e das férias dos professores, e logo após a eleição para o Governo do Estado, vencida pelo ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite. “A Prefeita Paula esperou a eleição passar para não prejudicar seu candidato e também a proximidade das férias do magistério para apresentar este projeto extremamente prejudicial”, criticou o professor e diretor do Simp, Maicon Bravo.
A plenária deliberou por manter Estado de assembleia permanente; indicativo de greve para professores em geral e auxiliares de educação infantil; paralisação na terça-feira, dia 27, o dia inteiro, nos três turnos (manhã, tarde e noite), com atividade na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 8h30; na quarta-feira, dia 28, mobilização (não paralisação) em frente à Prefeitura a partir das 15h30, para ato de protesto contra a Prefeita Paula Mascarenhas. Também foi definida a formação de uma comissão representativa dos professores e auxiliares para encaminhar as atividades de mobilização.