Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Reduz o número de famílias endividadas no RS

Reduz o número de famílias endividadas no RS
05 dezembro
07:12 2013
Presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi

Presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi

No Rio Grande do Sul, caiu o número de famílias endividadas em novembro deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Gaúcho – Peic, divulgada pela Fecomércio-RS, das 600 famílias ouvidas pelo levantamento, 61,7% afirmaram estar endividadas, contra 65,6% que informaram estar na mesma situação em novembro de 2012. De janeiro a novembro, a média de endividamento das famílias gaúchas situa-se em 60,4%, frente a uma média de 67,2% no mesmo período de 2012. A Peic esá sendo divulgada nesta quarta-feira (04).

Para o presidente da entidade, Zildo De Marchi, tal redução é coerente com a atual conjuntura de crescimento mais moderado do consumo e do crédito em 2013, influenciado pelos efeitos da inflação sobre a renda real das famílias e maior seletividade dos bancos na concessão de crédito, decorrente da elevação da inadimplência em 2012.

A parcela da renda familiar comprometida com dívidas permaneceu praticamente estável, com queda de 20,2% em outubro para 20,1% em novembro deste ano. O comprometimento de renda com dívidas mantém uma trajetória de queda desde meados de 2012. Na média de 12 meses, o comprometimento da renda caiu 25,9% para 25,2% no último mês.

O cartão de crédito (83,2%) continua liderando, de forma isolada, todos os tipos de dívidas assumidas pelas famílias gaúchas, seguido pelos carnês (14,8%) e o crédito pessoal (8,6%).

Já o percentual de famílias com contas em atraso apresentou redução em novembro deste ano (15,4%) na comparação com novembro do ano passado (22,3%). A pesquisa também constatou uma redução no percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas em atraso em 30 dias. Em novembro do ano passado, esse percentual foi de 6,1%, caindo para 5,9% em novembro último.

De acordo com o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, os  resultados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Gaúcho – PEIC de novembro  confirmam um cenário relativamente saudável do endividamento. “O percentual de famílias endividadas mantém-se moderado quando se leva em conta seu padrão histórico, abaixo da média do ano passado.”

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções