Reforçada a frota de veículos para área da Saúde
Três novos veículos foram incorporados à frota da Saúde em Pelotas. Na quarta-feira, no Largo Edmar Fetter, o prefeito Eduardo Leite entregou as chaves de uma ambulância ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de uma camionete pick up Nissan Frontier para a Vigilância Epidemiológica e de uma motocicleta à Vigilância em Saúde (Centro de Controle de Zoonoses – CCZ).
“A entrega das viaturas novas nos dá a certeza de estar no caminho certo e a passos largos e firmes para oferecer melhor atendimento à população. Os números comprovam”, afirmou Eduardo, referindo-se às intervenções na infraestrutura da Saúde que reduziram pela metade o tempo de espera por um leito hospitalar no Pronto Socorro de Pelotas (PSP), em decorrência da contratualização de mais leitos pela prefeitura, e também diminuíram a procura por atendimento no PSP – hoje, três vezes menor -, com a qualificação das unidades básicas de saúde (USBs).
A frota do Samu passa a ter cinco ambulâncias. Dessas, três são básicas, contando com técnico em enfermagem e condutor socorrista; uma avançada, com UTI e médico; e uma reserva. A nova é da categoria avançada, completa, destinada aos casos mais graves de atendimento à população. Foi adquirida com recursos do Ministério da Saúde, conquistados pelo projeto de renovação da frota.
O coordenador geral do Samu, Achilles Gentilini Neto, informa que o Serviço atende uma média de 50 a 70 casos por dia, aos fins de semana. A maior ocorrência de chamados é motivada por acidentes, principalmente de moto, no horário crítico das 18h às 22h, envolvendo adultos entre 18 e 26 anos.