REFORÇOS NO ELENCO : Gabriel Poveda trabalha para voltar na Série B
Por: Henrique König
Enquanto a direção não confirma quem está alinhavado ou acertado com o Grêmio Esportivo Brasil, é hora de olhar para o elenco e ver onde estão as apostas para prosseguir. Alguns jogadores retornam de lesão para acrescentar opções para o treinador Claudio Tencati.
O jovem Cristian conviveu com a falta de sequência no Campeonato Gaúcho. Ele ainda tenta redescobrir o Cristian que encantou nos primeiros jogos profissionais, lá na Série B de 2019. O atacante Jarro é outro que costuma passar por lesões. Ele tem apenas um gol com a camisa xavante; em 2021, não balançou as redes.
Gabriel Terra foi personagem importante na vitória por 2×1 sobre o São José no Gauchão 2021. Azarado, quando Tencati encontrava uma boa fórmula para disputar o Estadual e almejar mais, Terra acabou se lesionando e desfalcando até o fim do campeonato. O meio-campista retorna para Série B.
E Gabriel Poveda, lembram dele? O Povegol foi importante em diversos momentos de 2020. Marcou na vitória por 1×0 sobre o São José, crucial para livrar o Xavante da queda estadual. Na Série B, para história fica seu gol diante do gigante Cruzeiro, no triunfo também de 1×0 no Bento Freitas. Ainda na competição, marcou nos acréscimos contra o Figueirense, mas o tento foi anulado, em um dos grandes erros de arbitragem da temporada anterior na Baixada. Os pontos daquela vitória que não veio fizeram falta para vaga na Copa do Brasil.
Poveda conversou com a imprensa a respeito da expectativa pelo retorno, após muitos meses lesionado. Ele se reapresenta na Baixada na segunda-feira (10), passa pela fase final da fisioterapia e em junho pode voltar ao retreinamento em campo.
“Entre o 3º e o 4º mês, foi o momento mais delicado da reabilitação. Voltar a ganhar a massa muscular que havia perdido. Agora é retomar trabalhos de coordenação, corrida e, a partir do 6º mês começa a soltar mais, até trabalhos com bola. Não podemos voltar de forma precoce, então temos que saber o momento certo do retorno.” De acordo com a evolução do quadro, Poveda espera estar disponível no meio de julho.
“Sabemos que será um time diferente do Gauchão, vão chegar peças novas e quero estar pronto para jogar”, afirmou o atacante na Rádio Universidade.