REGGAE : Solo Fértil semeia conexão internacional
Nesta quinta no canal da “Solo Fértil” no Youtube, lançamento do vídeo da música Recomeço
Por Carlos Cogoy
A ideia brotou online. Em Bogotá, assistindo vídeos no canal Youtube, a cantora Laura Melo conheceu a banda pelotense Solo Fértil. Através das redes sociais houve a conexão internacional. Como resultado, parceria na música “Recomeço”. A banda de reggae, que está com novos percussionista, guitarrista e tecladista, informa que o vídeo da música estará disponível a partir de hoje. Além da parceria com a artista colombiana, o grupo divulga novidades como o primeiro CD oficial, e o comprometimento com o reggae de raiz.
RECOMEÇO – O clipe tem direção de Geovani Correa e Diogo Garcia, numa produção independente com duração de cinco minutos. Eles acrescentam: “Num audiovisual gravado no Brasil, Equador e Colômbia, e contando com o apoio de alguns colaboradores para execução, o material visual foi gerado em etapas: gravações feitas em estúdio; cenas externas relacionadas aos artistas e a música; cenas de natureza e, ainda, com a participação de uma criança sendo o ator mirim que protagoniza o roteiro do clipe. Ele realiza a pintura de um quadro, de maneira espontânea enquanto era filmado. Ação que faz referência ao título da obra: Recomeço. Com o intuito de fortalecer o intercambio cultural entre os dois países, resolvemos misturar em uma só canção dois idiomas, o português e o espanhol”.
EQUIPE – Organizadores divulgam sobre as parcerias e apoiadores: “O material sonoro foi gravado, mixado e masterizado por Diogo Garcia no estúdio ‘Natural Records’ em Pelotas, e a voz de Laura Melo foi capturada no estúdio ‘Zeta Producciones’ em Bogotá, Colômbia. Parte do material visual foi gerado especificamente para o clipe, e outra parte capturada e cedida por diversos fotógrafos e cinegrafistas: Alexandre Ferreira; Bryan Otalora; Carolina Garcia; Diogo Garcia; Geovani Correa; Gustavo Fonseca; John Bellomo; Laura Melo; Lenita Fernandes; Manoel Tovar; María Jara; Rael Castro e Vinicius Terres. Agradecemos publicamente a todos os colaboradores que viabilizaram o projeto e, em especial, a família Vieira e Sítio Amoreza”.
PARCERIAS – Integrantes mencionam sobre as parcerias: “A conexão está apenas começando! É parte de uma série de parcerias que vêm sendo concretizadas ao longo do tempo. Levar nosso trabalho a outros países tem sido muito interessante, sempre estivemos abertos a novas amizades e novas parcerias de trabalho, levando em consideração que a internet tem aproximado e tornado possível essas trocas mesmo sem sairmos de nossa cidade. Novas energias são sempre bem vindas. 2015 é um ano de ‘Recomeço’. Desenvolvemos novos conceitos musicais, metas foram atingidas, novas metas foram criadas, mas principalmente, aproveitamos para trabalhar na produção de materiais que irão contribuir para nossa trajetória na cena do Reggae em âmbito nacional.
Muitas coisas serão lançadas até o final deste ano. Além desse audiovisual, lançaremos um segundo, que já está sendo produzido em parceria com a UCPEL, gravado no estúdio da Produção Fonográfica, mostrando todas as etapas da gravação da música. Além disso, concretizaremos uma vontade antiga de regravar em formato Reggae um clássico da Musica Popular Brasileira. Em meio à produção desses materiais, estamos ensaiando e lapidando as músicas que serão apresentadas nos próximos shows”.
MUDANÇA na banda: “Com saída de um dos vocalistas e a entrada de três novos integrantes, percussionista, guitarrista e tecladista, assumimos um novo formato nos palcos definindo a formação que realizará o lançamento do nosso primeiro CD oficial. Por isso, optamos então por lançá-lo somente no inicio de 2016. Solo Fértil é sim uma grande família. Uma união de pessoas e não apenas músicos. E agradecemos, todos juntos, à força que a música exerce em nossas vidas!”
PROJETO da banda é o reggae raiz: “Nossa meta é Reggae Roots! Estamos finalizando um trabalho que virá com todas as especificidades que sempre desejamos ouvir: melodias marcantes, arranjos criativos, letras tocantes, com mensagens positivas e de contestação. Estamos felizes com o resultado. Temos conhecimento das exigências do mercado fonográfico quanto a ‘hits’, entretanto escolhendo o reggae como forma de expressão, como um estilo de vida, utilizando como ferramenta artístico-cultural, um gênero musical que é pautado numa ideologia, um pensamento de mudança, de contestação, de evolução mental e espiritual. E podemos dizer que a Solo Fértil é uma mistura de toda a musicalidade acumulada durante a vida de seus integrantes.
O Reggae desde sua origem tem compromissos, para além da música, de contestação, alerta, transmitindo alegria, formação de caráter, provocando a mudança ou desenvolvendo maneiras para ultrapassar os problemas atuais da sociedade. Em sua mensagem, o intuito de motivar novos pontos de vista a cada indivíduo, propiciando a reflexão, o resgate de valores fundamentados no amor, paz, amizade, respeito ao próximo e a natureza. Uma excelente ferramenta de transformação, que desperta a consciência. A denominação Solo Fértil aplica-se diariamente. Sempre que temos a oportunidade de fazer florescer uma ideia, uma nova canção ou algo que contenha sentimento e encontre um ‘Solo’ para brotar, entendemos que estamos no caminho certo”.