Região Sul investe na diversificação de culturas produtivas
Projeto Rede de ATER possibilita agricultores fumicultores a diversificar sua produção
Em meio a um cenário mundial de diminuição constante do consumo do tabaco em vista da consciência dos males gerados a saúde individual e pública, os agricultores da região tem a possibilidade de fortalecer sua economia através da diversificação produtiva.
O projeto foi considerado modelo para o mundo na reunião do grupo de trabalho da Convenção Quadro da ONU, realizada em Pelotas em 2013. Este projeto terá suas atividades financiadas pelo Governo Federal por 3 anos, possibilitando que 1200 famílias de fumicultores da região tenham apoio técnico e produtivo. Também um grande avanço neste projeto é a inclusão das mulheres agricultoras, já que 50% das atividades deverão ser direcionadas exclusivamente para elas.
Rita Surita, Coordenadora do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor(CAPA) ressalta a importância do projeto: ”Não ficar dependente de um único cultivo ou produção, ter acesso a tecnologias de produção e mercados criando independência e melhoria das condições das famílias dos agricultores fumicultores é o objetivo do trabalho da rede de ATER coordenada pelo CAPA”
A representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA Tania Hansel, esteve em Pelotas na última quinta, 28, no encerramento do curso dos técnicos da rede de ATER onde palestrou sobre políticas publicas. ” O Projeto não é contra o tabaco, a idéia é reduzir a produção de fumo proporcionando alternativas para os agricultores. Estimular a produção de alimentos” destacou Tania. O curso reuniu técnicos do CAPA e das organizações da rede de ATER. Que estiveram reunidos para o planejamento das atividades junto a 1200 famílias em 7 municípios da região.
As famílias apoiadas pelo projeto de diversificação do Governo Federal estão localizadas nos municípios de Cristal, Amaral Ferrador, São Lourenço do Sul, Turuçu, Arroio do Padre, Pelotas e Canguçu. As organizações que compõem a rede de ATER são; Coopar, Coopal, Cafsul, Cooperativa União, Unaic, Sintraf Sul, Cooperativa Sul Ecológica.
Durante o ano de 2014 serão realizadas visitas técnicas onde os agricultores terão possibilidade de acessar novas tecnologias e conhecer outras realidades também através de viagens de estudos, dias de campo e cursos técnicos.