REGULAMENTADO : Campanha incentiva Mototáxi Legal
A prefeitura de Pelotas deu início ontem à campanha Mototáxi Legal, que busca conscientizar os usuários a utilizar somente o serviço regulamentado. O secretário de Transporte e Trânsito, Cláudio Montanelli, esteve pela manhã visitando alguns pontos de mototáxi para divulgar a campanha e conversar com usuários.
“É importante que os usuários utilizem o transporte regulamentado, pois a segurança é um item importante e que é assegurado através de fiscalizações e vistorias realizadas frequentemente”, afirmou o secretário. A campanha, feita em parceria com os mototaxistas, pretende assegurar um transporte legal e mais seguro para a sociedade.
Claudiomiro Feijó e João José Fagundes, mototaxistas com ponto em frente ao Pop Center, elogiaram a iniciativa da prefeitura com a campanha. Hoje o número de pessoas que utilizam motos para o transporte de passageiros é grande, afirmam. “Mas é bem fácil reconhecer os irregulares, pois a maioria não possui as identificações recomendadas, apesar de alguns utilizarem motos da mesma cor que usamos”, afirmou Fagundes.
A campanha orienta os usuários a verificarem as características do serviço legal, que são a motocicleta na cor laranja, com prefixo no tanque, colete e capacete laranja. O profissional regulamentado também passa por um curso para exercer a atividade.
O diretor de Trânsito da STT, Cléo Cardozo, diz que os agentes de trânsito estão atentos à pratica irregular da atividade e que a infração é gravíssima com multa de R$ 191,54 além da apreensão do veículo. Pelotas possui hoje 437 veículos regularizados.
Montanelli atenta também que a vistoria nas motocicletas termina na próxima sexta-feira. Os condutores – titulares e auxiliares cadastrados – estão convocados a comparecer à inspeção na sede da Secretaria, localizada na Rua Conde de Porto Alegre, 326 A, das 13h às 18h. As vistorias devem seguir o cronograma da STT, de acordo com os prefixos: Hoje (24) 331 a 360; dia 25: 361 a 390; dia 26: 391 a 420; e dia 27: 421 a 437. Devem ser apresentados os documentos originais da CNH, CRLV, carteira do DT, folha corrida e comprovante de endereço.