Relógio da torre do Mercado recebe revisão e manutenção
O centenário relógio do Mercado Central de Pelotas recebeu manutenção na sexta-feira, por apresentar problemas mecânicos. A máquina passou por reparos, revisão geral e conserto. A torre onde está instalado foi importada em 1911 de Hamburgo, Alemanha, e faz alusão à Torre Eiffel (Paris).
O relojoeiro Dauni Klein atribui os problemas do relógio à umidade ocasionada pelas infiltrações na torre. A máquina trabalha com três pesos – pêndulos – que acionam a manivela por meio de cabos de aço. A cada 48 horas, é necessário dar corda. “É como montar um quebra-cabeças; tem muitos detalhes e o trabalho deve ser feito com muita precisão”, informa Klein.
O relojoeiro é natural do município de Marques de Souza e, pela segunda vez, consertou o relógio do Mercado pelotense. Klein já realizou trabalho semelhante em mais de 70 relógios.
MERCADO CENTRAL
Construído entre 1848 e 1853, em estilo neoclássico, o Mercado Central de Pelotas está no catálogo dos prédios mais tradicionais da cidade. No período de 1911-1914, passou por reformulação profunda em termos de projeto e fachadas. Naquela época, recebeu mudanças de acessos e a torre importada da Alemanha.