Renatinho e Camilo decidem para Brasil vencer o Náutico na Baixada
Por: Henrique König
Pela dignidade. Assim pedia o técnico Jerson Testoni e vários torcedores para o Xavante concorrer nas últimas rodadas. Pela 32ª atuação nesta Série B, veio a quarta vitória. Todas foram no Bento Freitas. Em jogo da quinta-feira (28), com início às 21h30, o Rubro-Negro recebeu o Náutico Capibaribe e venceu pelo placar de 3×2. Renatinho foi o nome do jogo. Rildo marcou golaço, mas anulado, e foi o zagueiro-artilheiro e veterano Leandro Camilo a decidir o marcador final de vitória vermelha e preta. O Xavante segue na lanterna, com 23 pontos, dificilmente sairá dela até o fim do campeonato, mas nada o impede de recompensar a torcida com mais alguns pontos e boas atuações. O 2022 é logo ali.
Na Baixada, noite de calor e novamente pouco público. Afinal, o Brasil é o último colocado. Mas o triunfo começou a se desenhar no primeiro tempo. Após grande defesa do goleiro Anderson em arremate de Rildo, escanteio para o Brasil pela esquerda. Renatinho cobrou e a bola entrou direto: 1×0. O Xavante ainda acumulou três finalizações para fora na sequência. Renatinho, precipitado, e Diego Gomes, da mesma forma, isolaram. Erison teve um corredor de frente para o goleiro, arriscou de fora da área e mandou rasteiro para fora também.
Se faltou capricho nos arremates rubro-negros, Vinicius ensinou. Recebeu o passe da meia-lua da grande área e encaçapou: 1×1, no ângulo, sem chances a Marcelo. O Xavante voltou para o segundo tempo querendo a vitória. A formação ofensiva com Netto na lateral direita e com Patrick e Rildo juntos pela primeira vez provava isso. Após jogada de Renatinho no fundo, cruzamento e bola no braço do defensor: pênalti. O próprio camisa 11 cobrou e fez 2×1; segundo gol de Renatinho em sua noite mágica.
Rildo então faria mais um golaço. Pela esquerda, jogada individual, pedalou, driblou e mandou no ângulo. Era o 3×1, mas o VAR computou impedimento. Rildo ainda saiu após o gol, revoltado, chutando o banco de reservas. É o segundo golaço que anulam dele. Outra vez foi no empate com o Remo, por 1×1. E o castigo tem sido obra recorrente na Baixada. O Náutico arriscou e Marcelo espalmou para escanteio. Na cobrança deste, Matheus Carvalho ganhou no alto e a bola ajeitada de cabeça se ofereceu para chute forte e certeiro de Jr. Tavares: uma pintura também: 2×2.
No finalzinho, quando tudo caminhava para frustrante empate, a magia voltou. Escanteio da esquerda e Leandro Camilo meteu a cabeça na bola para não deixar dúvidas: vitória rubro-negra na Baixada, para delírio dos presentes, dos jogadores e da comissão técnica. Este é o espírito que a torcida tanto implorava na temporada. Com o público participando, Brasil computa mais três pontos e quer deixar mais campanhas negativas para trás nesta reta final. São 23 pontos e 21 gols marcados no torneio.
FICHA TÉCNICA: BRASIL 3×2 NÁUTICO
BRASIL: Marcelo; Netto (Caio Rangel), Leandro Camilo, Ícaro e Sousa; Diego Gomes, Bruno Matias, Patrick, Rildo (Poveda), Renatinho (Rone) e Erison. Técnico: Jerson Testoni.
NÁUTICO: Anderson; Hereda (Jeferson), Yago, Camutanga e Jr Tavares; Matheus Jesus (Marciel), Rhaldney (Matheus Carvalho), Jean Carlos (Giovany), Jailson (Jacob Murillo), Vinicius e Caio Dantas. Técnico: Guilherme dos Anjos.
ÁRBITRA: Edina Baptista, auxiliada por Neuza Back e Leila Naiara da Cruz.
GOLS: Renatinho (2x) e Leandro Camilo (BRA) | Vinicius e Jr. Tavares (NAU)
Partida válida pela 32ª rodada da Série B, disputada na quinta-feira (28/10), no Bento Freitas