REPRESSÃO : Operação desarticula grupo de roubo a pedestre próximo às escolas e praças
Na manhã de ontem a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Furtos Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), deflagrou a Operação Ágora, que visa desarticular um grupo que praticava roubos a pedestres, principalmente próximos de escolas e praças da cidade e dar mais segurança à população. Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão. Na ação, cinco pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos. Celulares e objetos oriundos de roubo também foram apreendidos nas buscas, além de duas armas.
Segundo o delegado Rafael Lopes, o grupo é responsável pela maioria dos roubos ocorridos na Praça Coronel Pedro Osório, no centro da cidade e no entorno de escolas do município. “Eles roubavam os objetos das vítimas, principalmente dinheiro, celulares entre outros, e ainda costumavam ameaçá-las com armas e facas e as intimidavam para que não procurassem a polícia. Costumavam fazer as abordagens na saída das escolas e faculdades e levavam seus objetos”, conta o delegado. A polícia acredita que o grupo cometia cerca de três roubos a pedestres por dia na cidade.
A investigação, que durou cerca de oito meses, a polícia mapeou as atividades do grupo a identificou os suspeitos. “Durante o monitoramento eles ostentavam os objetos dos roubos nas redes sociais e muitas vezes ainda agradeciam as vítimas por terem proporcionado o roubo de seus celulares e objetos pessoais”, conta o delegado Rafael.
A Operação contou com a presença de cerca de 70 policiais da região e teve o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Civil. Os presos, após os procedimentos legais, foram encaminhados ao Presídio Regional de Pelotas e os adolescentes encaminhados ao Centro de Atendimento Sócioeducativo.
Explica o delegado Regional Márcio Steffens que a ação tenciona a repressão aos crimes patrimoniais, com ênfase ao roubo a pedestre, ma estabelecimentos comerciais e transporte coletivo.
Porto Alegre sediou ontem um encontro voltado ao debate do papel dos municípios na Segurança Pública. O seminário “Ideias para Segurança nos Municípios”, contou com a participação do secretário Cezar Schirmer, que palestrou na abertura do evento sobre a importância do trabalho conjunto no enfrentamento da criminalidade.
O seminário estabelece o diálogo sobre as formas como os municípios podem trabalhar a Segurança Pública, seja de forma isolada, consorciada ou em parceria com o Estado. Para tanto, serão discutidos temas como os limites da competência municipal no setor e a construção de políticas públicas efetivas.
Para Schirmer, o momento exige a colaboração de todos. “A participação dos municípios e da União é essencial para atingirmos nosso objetivo. As guardas municipais já demonstram a intenção de ampliar as suas atribuições, dentro daquilo que a legislação permite. No entanto, é necessário que as prefeituras despertem para questões de sua competência, como a qualidade da iluminação pública e a melhoria dos espaços urbanos de uso coletivo”, avaliou o secretário.