Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Requalificação do Trapiche é entregue no Laranjal

Requalificação do Trapiche é entregue no Laranjal
06 dezembro
09:32 2021
O ano de 2021 configura-se como referência à valorização do Laranjal e de seu potencial turístico. A manhã deste sábado (4) foi festejada por consolidar o Trapiche como um dos mais apreciados pontos turísticos, admirado por moradores, visitantes e veranistas. Toda a estrutura passou por requalificação e a conclusão das obras foi entregue pela prefeita Paula Mascarenhas ao uso da população.
Após relembrar os diversos investimentos recentes na infraestrutura do Laranjal, como a pavimentação de avenidas e a nova iluminação em Led, e de agradecer o envolvimento de todos na realização das melhorias no Trapiche, Paula ressaltou a importância da revitalização do espaço. “Hoje entregamos o Trapiche, que é um símbolo do Laranjal e da cidade, totalmente requalificado, bonito e mais inclusivo, com um diferencial agora, permitindo, inclusive, o  acesso de pessoas cadeirantes, o que antes não era possível. Isso tudo é resultado de uma parceria com a inciativa privada e de um trabalho compartilhado por muitas mãos. Depois de quase dois anos de pandemia, a nossa praia merecia esses investimentos. O Laranjal é de todos nós, vamos cuidá-lo, vamos protegê-lo, vamos amá-lo, aproveitem essa temporada”, afirmou a prefeita.

A renovação do Trapiche do Laranjal, coordenada pela Secretaria de Ações da Cidade (SAC), teve a parceria da iniciativa privada para ser viabilizada.
O coordenador da SAC, Flávio Al-Alam, explica que o investimento para a obra foi de R$ 140 mil para a substituição de toda a extensão das laterais, troca de parte do piso e construção de dois quiosques – um na entrada e o outro no final.

Parceria pelo Trapiche
A renovação do Trapiche do Laranjal, coordenada pela Secretaria de Ações da Cidade (SAC), teve a parceria da iniciativa privada para ser viabilizada.
O coordenador da SAC, Flávio Al-Alam, explica que o investimento para a obra foi de R$ 140 mil para a substituição de toda a extensão das laterais, troca de parte do piso e construção de dois quiosques – um na entrada e o outro no final.
Foram recolocadas mais de cem estacas de reforço em toda a extensão de cerca de 480 metros, além de serem refeitos os corrimãos, dos dois lados, com estrutura mais rígida.
Participaram do processo a empresa Porto 5, que forneceu todo o material e a mão de obra, além da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP), que doou o novo portão para o local. A empresa CDR Decks, sediada no próprio Laranjal, especializada em reparação e manutenção, foi contratada para a execução da mão de obra.
“Todos ganham com a mudança – veranistas, turistas e moradores. O trapiche tornou-se ainda mais valorizado, acompanhando a ideia de otimizar o Laranjal para atrair visitantes e potencializar seus recursos e belezas naturais”, destacou Al-Alam.
Com a determinação de tornar a infraestrutura do Laranjal mais moderna, qualificada e atrativa para veranistas, turistas e moradores, o Município fez investimentos vultosos, durante o ano, beneficiando os três balneários – Valverde, Santo Antônio e dos Prazeres – com intervenções de drenagem, meios-fios, passeios públicos, acessibilidade, pavimentação asfáltica, iluminação em LED, saneamento, sinalização e outras.
Quem esteve no evento
O ato, que teve a apresentação da Orquestra Estudantil Municipal, contou com as presenças do vice-prefeito, Idemar Barz; do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB); do secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana; da reitora da UFPel, Isabela Andrade; dos secretários municipais de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella; de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam; de Cultura, Paulo Pedrozo; de Educação Adriane Silveira; de Obras, Giovan Pereira; de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel; de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer; de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado; da diretora do Sanep, Michele Alsina, além de representantes da empresa Porto 5 e dos vereadores Paulo Coitinho (Cidadania); Marcos Ferreira (PTB); Sid Fagundes (PT) e Marisa Schwarzer (PSB).
Temporada de verão
Antes da entrega do Trapiche, a prefeita Paula Mascarenhas  também esteve na Casa de Verão da Praia do Laranjal, acompanhando as atividades esportivas  da manhã de sábado, que marcaram o começo da temporada de veraneio 2021/22,  que é conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo Inovação em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).
“É muito estimulante chegar aqui na praia e ver esse pessoal, de todas as idades, fazendo esportes variados por meio dessa parceria tão produtiva que a gente tem com o Sesc há tantos anos e que tem tornado os veraneios aqui do Laranjal um dos melhores do Estado”, ressaltou Paula.
As ações integram o projeto da prefeitura “Laranjal: quem gosta protege”, iniciativa que reúne diversas práticas esportivas, campeonatos  e torneios como de bocha, de câmbio (vôlei adaptado), beach tênis, vôlei, além de feira de artesanato e  empréstimos de equipamentos esportivos, entre outros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções