REQUALIFICAÇÃO : Sanep trabalha na Piratinino de Almeida
“A prefeitura está cumprindo sua parte quanto à obrigatoriedade de contrapartida referente ao projeto de restauro da caixa d’água da praça Piratinino de Almeida, financiado pelo Instituto do Patrimônio do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Equipes do Sanep seguem assentando ladrilhos hidráulicos nos passeios públicos daquela área.” A afirmação é do diretor-presidente da autarquia, engenheiro Jacques Reydams.
O Sanep, após ter aberto três processos de licitação, com resultado deserto, para requalificação da praça Piratinino de Almeida, conhecida como praça da Santa Casa, tomou para si a responsabilidade de realizar obras e serviços naquela área, já tendo concluído as tubulações de rede elétrica e hidráulica. Estão em andamento o assentamento de ladrilhos, a confecção e instalação de grades que circundam o reservatório e mais uma etapa de limpeza fitossanitária – podas programadas e jardinagem que são feitas com a colaboração e orientação da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).
Reydams tem expectativa de que, em quatro meses, os serviços de requalificação sejam concluídos, incluindo mobiliário urbano (bancos, lixeiras e outros), e luminárias.
IMPORTÂNCIA
A caixa d’água R1 estruturará o projeto de distribuição da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) do São Gonçalo. O Sanep contratará empresa para avaliar o reservatório, a fim de prepará-lo para receber diretamente a água tratada da ETA.
A caixa d’água da praça Piratinino de Almeida foi importada da Escócia em 1875. Foi o primeiro reservatório da cidade e é um dos únicos do mundo totalmente de ferro. À época da instalação, no século 19, era suficiente para abastecer toda a cidade, onde moravam 30 mil habitantes. Considerada monumento histórico e cultural com valor de patrimônio, teve a restauração concluída em dezembro de 2011.