Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Resgate da tradição: Retrate/Senar ensina a fazer bonecas de pano

Resgate da tradição: Retrate/Senar ensina a fazer bonecas de pano
05 dezembro
07:24 2013

O serviço Reabilitação, Trabalho e Arte (Retrate), ligado à Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com o Sindicato Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está realizando mais um curso com usuárias da rede de saúde e saúde mental do Município. Desde segunda-feira (2/12/13) e até esta quinta (05/12/13), nos turnos da manhã e tarde, um grupo de dez mulheres está aprendendo a confeccionar bonecas de pano e anjos. “Como o Natal está próximo nós aproveitamos para trabalhar também motivos natalinos”, explica Claudiana Thurow, ministrante do curso de 32 horas, pelo Senar.

Orientadas por Claudiana, as mulheres se valhem de retalhos de tecidos, feltro, fitas, linhas, lãs, arames, cones de papelão, tintas de tecido, material de enchimento, etc., e dão vida a lindas bonecas de pano. A ideia é resgatar essa bela tradição, que acaba esquecida em meio a tantos brinquedos eletrônicos e virtuais disponíveis na atualidade.

Retrate Senar bonecas de pano 03Supervisora do curso, Gracia Ennes/Reatrate diz que as participantes aprendem a fazer os modelos e logo poderão continuar produzindo bonecas, seja para presentear os amigos ou para vender – tendo uma fonte de renda alternativa. Além das usuárias da rede, artesãs dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) também participam do curso para depois atuarem como multiplicadoras nos seus locais de trabalho.

De ontem (03/12) até sexta-feira (06/12), o Retrate está com uma feira de artesanato dentro do campus 1 da UCPel, das 7h às 22h. Gracia adianta que novos cursos promovidos pela parceria Retrate/Senar estão previstos para 2014.

Fotos: Eduardo Beleske/Ascom

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções