Restauro do Obelisco Republicano no Areal tem recursos garantidos
A revitalização do monumento Obelisco Republicano esteve em pauta na Prefeitura na manhã desta sexta-feira (18), quando o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo), que destinou o valor de R$ 250 mil em emenda parlamentar para execução da obra, visitou o local. O parlamentar foi recebido pelos secretários de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, e de Cultura (Secult) Paulo Pedrozo, além das equipes técnicas das duas secretarias envolvidas no projeto.
A qualificação do Obelisco foi aprovada em uma seleção pública de projetos de infraestrutura turística, promovida pelo deputado em 2021. “As obras no Obelisco são necessárias pela importância histórica do monumento e pela condição turística que irá criar naquela região”, declarou Bazanella.
De acordo com o arquiteto da Secult, Fábio Caetano, a Prefeitura desenvolveu o projeto de restauro do primeiro monumento tombado de Pelotas, que inclui ainda a requalificação da área do entorno. A obra prevê a realização de terraplanagem, drenagem, instalação de uma praça calçada para contemplação do monumento, além de sinalização de trânsito e calçamento de ruas de acesso ao local. O valor para execução total do projeto é de R$ 500 mil. O Município será responsável pela complementação dos recursos.
A execução deve iniciar em breve, mas ainda não tem data definida. Na próxima semana, a Secult deve enviar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) os documentos para autorização das obras.
Estiveram no encontro o diretor executivo da Sdeti, Mauricio Martins, as turismólogas Camile Lopes e Jessica Corrêa, o diretor da Secult, André Müller, os arquitetos responsáveis pelo projeto, Fábio Caetano e Gisela Frattini, e o representante da Aliança Pelotas, Fabrício Iribarrem.
Sobre o monumento republicano
O obelisco de alvenaria pintada em branco mede 8,71 metros de altura e está assentado sobre base quadrangular. Possui placas de bronze com inscrições relativas à memória de Domingos José de Almeida (1884) e ao Centenário da Pacificação Farroupilha, comemorado em 1945, além de outras inscrições históricas. Em relevo, o escudo da República Rio-Grandense, proclamada pelos Farrapos, o Barrete Frígio e o emblema da Fraternidade, símbolos do Movimento Republicano.
De acordo com registros do IPHAN, esse é o único monumento brasileiro levantado ao ideal republicano durante a monarquia, em 7 de abril de 1885, foi construído pelo Partido Republicano de Pelotas, em homenagem a Domingos José de Almeida, mineiro que fixou-se em Pelotas aos 22 anos, um dos financiadores da Revolução Farroupilha (1835-1845), Ministro da Fazenda do governo provisório e defensor da proclamação da República.