Retorno do público nos estádios será debatido em Pelotas
Proposta está em fase de elaboração e vai ser debatida ainda nesta semana
A exemplo de Porto Alegre a Câmara Municipal de Pelotas deve começar a discutir nesta semana a liberação de público nos estádios de futebol e eventos esportivos. A elaboração de um Projeto de Lei Ordinária (PLO) que autorizaria a Prefeitura a liberar o retorno dos torcedores é sendo defendida pelo vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB). O tema deve ser apresentado para os demais vereadores da base governista nesta terça-feira
“Se já temos liberação para eventos em espaços fechados, por que não liberar o acesso controlado aos estádios de futebol que além de abertos possuem uma grande área para o público não ficar aglomerado?”, diz.
O esboço do projeto prevê o acesso de 10% do público total previsto no Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) para cada setor ou área dos estádios, já considerando os trabalhadores necessários para a realização do evento. A idéia, de acordo com o vereador é de só liberar a entrada para quem apresentar a carteira de vacinação com as duas doses da imunização contra Covid-19 já feitas. O respeito às regras de distanciamento social, distribuição de álcool gel e adoção de outros protocolos de segurança sanitária também são previstos.
Para Marcola o avanço da campanha de vacinação e a redução do registro de casos graves tornam possível ensaiar uma volta à normalidade nos eventos sociais e esportivos. “A cidade, aos poucos, está retomando a normalidade com a reabertura gradual das atividades econômicas, dos cultos religiosos e dos eventos em geral e o que pretendemos com esse projeto é garantir que o futebol profissional, que gera empregos e renda volte a ter acesso a um faturamento essencial para sua sobrevivência que é a presença dos torcedores nos estádios”, afirma.