Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Reunião discute a programação da Semana da Consciência Negra

14 agosto
14:48 2014

Na tarde desta quarta-feira (13/8/2014) ocorreu uma reunião, na Secretaria de Cultura (Secult), para discutir as ações que farão parte das comemorações da Semana da Consciência Negra. O evento, que acontece de 17 a 23 de novembro no município, é organizado pelo Conselho de Participação da Comunidade Negra de Pelotas (CPDN) em parceria com a prefeitura através das Secretarias de Cultura, Justiça Social e Segurança (SJSS) e de Educação e Desporto (SMED). Um dos assuntos tratados na reunião foi a criação de minicursos e seminários em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que tratariam de assuntos como o contexto histórico do racismo no Brasil e Políticas Públicas para saúde da população negra.

A Semana da Consciência Negra irá ocorrer do dia 17 a 23 de novembro

A Semana da Consciência Negra irá ocorrer do dia 17 a 23 de novembro

Para que os projetos alusivos à cultura africana possam fazer parte do evento, é necessário que sejam aprovados através de um processo de análise, para possíveis ajustes antes de sua divulgação. O presidente do CPDN, Fabio Gonçalves, fará o recolhimento desses projetos e irá entregar na SJSS no dia 16 de agosto. Após a análise, a Secretaria retorna estes projetos para o Conselho no dia 22 de agosto, para que iniciem o trabalho de organização das oficinas.

A programação da Semana da Consciência Negra inclui apresentações de artistas negros tidos como referência em musicalidade, oficinas que tratem da cultura africana, exposições, mostras, além de apresentações escolares. Apesar de a semana ser celebrada oficialmente em novembro, desde o mês de outubro estará acontecendo atividades alusivas à data, como a “Semana do Hip Hop”, que será dos dias 20 a 25 de outubro.

Participaram da reunião o presidente do Conselho da comunidade negra, Fabio Gonçalves; o superintendente de Manifestações Populares da Secult, Francisco Rangel; a superintendente de Assistência Social, Daiane Dias; a gerente de Projetos Escolares da Smed, Maria Fernanda Zanotta Carneiro; a professora de Sociologia da UCPel, Carla de Ávila; e os integrantes do Conselho da Comunidade Negra, Helenira Brasil Dias e Luis Augusto Lobo Bandeira.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções