Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

REUNIÃO DO CONSSEDI : Traçadas metas com foco no interesse público

15 fevereiro
10:54 2017

Expressivos debates giraram em torno de cinco eixos – Educação, Segurança, Gestão e Ambiência, Ambiente e Infraestrutura, e Saúde – na primeira reunião do Conselho Superior Socioeconômico de desenvolvimento e Inovação (Conssedi), realizada de ontem, na Associação Rural de Pelotas.

 

 

 

 

A prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz participaram do encontro, que se estendeu por mais de três horas, e foi organizado pelo novo assessor técnico Tony Sechi.

O presidente do Conssedi, produtor rural Rodrigo de Souza Costa, despedindo-se da presidência, apresentou um balanço de atividades da gestão anterior e, com base no diagnóstico apurado, encaminhou as principais pautas para discussão.

A prefeita Paula enfatizou que os conselhos municipais têm grande participação no governo. A do Conssedi, no entanto, se legitima por reunir a representação efetiva da sociedade – isso o diferencia.

Rodrigo Costa lançou a pergunta “Pelotas, onde deveríamos estar?” para reflexão dos conselheiros, lembrando do reconhecimento da cidade em educação, indústria, comércio, agronegócio, hospitais e outros potenciais.

No eixo da Educação, foi apresentada a proposta prioritária de convênio entre Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) com o Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), para disponibilização, em massa, dos recursos humanos e da infraestrutura do Instituto para formação gratuita de 400 profissionais (professores da rede), a partir de março deste ano.

“Educação empreendedora, formação continuada e de gestores das escolas receberão nossa atenção. Vamos organizar essas ideias e a prefeitura vai integrar estes três eixos. Pelotas, com a qualificação de gestores, registrou grande aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – muito acima de outros municípios”, afirmou a prefeita.

Sobre o eixo da segurança, Paula disse que criou a Secretaria de Segurança Pública porque não tem como o governo não participar e não dar espaço a esta questão. “Vamos definir um calendário de reuniões. Acredito que a troca de informações seja uma estratégia para ajudar na redução dos índices de criminalidade. É necessário pesquisar, levantar dados mais exatos”, afirmou, tendo em vista que muitas ocorrências não são registradas. “O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) deverá ser fundamental nessa tarefa. A prefeitura vai fazer o seu papel de interlocutora e trabalhar na prevenção, com a responsabilidade de colaborar com os órgãos de segurança.”

REUNIÃO pautou debates em torno de cinco eixos na administração pública

REUNIÃO pautou debates em torno de cinco eixos na administração pública

Em relação à Gestão Pública e Ambiência, a apresentação de pontos trabalhados pelo Conssedi levantou a discussão sobre conscientização dos servidores e programas para agilização dos serviços.

Nas áreas Ambiental e de Infraestrutura, o Conssedi levantou a discussão sobre a participação conjunta do Compan e do Complad no desenvolvimento dos planos ambiental e de mobilidade; o amadurecimento das Parcerias Público Privadas (PPPs) para viabilizar o saneamento; o aterro sanitário de Pelotas, o término das obras do contorno, a duplicação da BR-116 e hidrovia.

“Em todas as oportunidades que se tenha, devemos nos manifestar. A retomada das obras de duplicação da BR-116 é nossa maior batalha. Não há projeto regional maior do que este. Sou favorável a tudo que se faça”, frisou a prefeita, que acabou sendo escolhida, pelos conselheiros, para centralizar esforços e representar o interesse da região em relação a esta pauta.

Sobre o eixo da Saúde, o Conssedi constatou evolução a partir da abertura da UPA 24 horas e a Estratégia Saúde Família (ESF) foi apontada como caminho para ampliar a cobertura. A abrangência da ESF é de 70% e a meta do governo é chegar a 80%.

O final da reunião foi reservado a considerações a respeito do trabalho do Conssedi. Alexandre Garcia, atual diretor-presidente do Sanep, foi o assessor técnico do Conselho na gestão passada e resumiu as ações que desenvolveu e os desafios que tem pela frente na autarquia, como o funcionamento da ETA São Gonçalo e o saneamento. O novo assessor técnico, Tony Sechi, apresentou propostas de reformas regimentais e lançou projetos a serem concretizados pelo Conselho, direcionados a diferentes públicos-alvo, com base na participação, diálogo, interlocução e transparência.

Participaram da reunião os representantes de clubes de futebol, do comércio, da indústria, da educação, da imprensa, de categorias profissionais, da segurança, dos transportes, de empresas públicas e privadas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções