Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

Reunidos em assembleia, trabalhadores da Saúde decidem ir à Câmara

Reunidos em assembleia, trabalhadores da Saúde decidem ir à Câmara
06 novembro
17:19 2015
Simp prevê demissão em massa de trabalhadores e prejuízos para a população se Decreto for mantido

Simp prevê demissão em massa de trabalhadores e prejuízos para a população se Decreto for mantido

Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira e promovida pelo Sindicato dos Municipários (SIMP), os trabalhadores da Saúde decidiram por unanimidade comparecer na Câmara de Vereadores na próxima terça-feira, dia 10, a partir das 9h, para evitar a votação, pelos vereadores, de dois Projetos de Lei enviados pelo Executivo e que dizem respeito aos médicos.

O objetivo é evitar que os vereadores coloquem em pauta os seguintes projetos de lei do Executivo: o primeiro que versa sobre a contratação de até 150 (cento e cinquenta) médicos plantonistas, de forma emergencial, com reajuste do valor da hora plantão; e o segundo projeto trata-se da regulamentação da redução da jornada de trabalho somente dos servidores ocupantes do cargo de médico, com respectiva redução proporcional de salário.

O Simp já havia encaminhado documento a cada um dos vereadores com a mesma solicitação.

Na assembleia, os trabalhadores da Saúde reiteraram a reivindicação de que sejam regulamentadas as cargas horárias que já são cumpridas a longo tempo, em muitos casos há 20, 25 anos pelos servidores, sem redução dos salários, além de pautarem a necessidade de respeito por parte do Executivo, valorização de suas trajetórias com experiência e qualificação, a importância dos vínculos já estabelecidos com as comunidades e o alerta que, a exemplo dos médicos, também poderá haver grande número de demissões em outras categorias, na qual a população será prejudicada nesse processo.

Na próxima sexta-feira, dia 13, o Sindicato dos Municipários realiza nova assembleia, desta vez destinada a toda a categoria (assembleia geral), com primeira chamada às 9h e segunda às 9h30, no auditório externo do Colégio Pelotense, com a mesma pauta, qual seja, as jornadas de trabalho cumpridas pelos servidores

RELEMBRE

Em 01 de novembro, a Prefeitura de Pelotas decretou o Ponto Biométrico para todo o funcionalismo. “A prefeitura de Pelotas precisa aperfeiçoar o controle da jornada de trabalho e o decreto vem para regulamentar a situação, prestigiando a imensa maioria de servidores que cumpre a carga horária estabelecida pelos contratos e pela legislação”, disse o prefeito Eduardo Leite.

Na avaliação do prefeito, a prefeitura de Pelotas precarizou-se ao longo dos anos, inclusive na infraestrutura. Com o controle das jornadas de trabalho, através do ponto biométrico, será possível, a médio prazo, evitar a chamada de novos servidores. A sobra de recursos poderá ser destinada para os próprios servidores.

O decreto entrará em vigor somente no mês de dezembro. O prazo é para que servidores adequem suas rotinas ao horário de trabalho. Servidores da Secretaria da Saúde, que também deverão cumprir o horário integral.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções