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sábado, 28 de dezembro de 2024

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Revista Thema, do IFSul, atinge Qualis A2 na avaliação da Capes

10 janeiro
08:29 2023

Nova classificação do periódico do IFSul é conquistada no ano em que a revista completa 25 anos

A Revista Thema, tradicional periódico multidisciplinar do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), conquistou uma nova e importante classificação na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com a lista divulgada pela Capes, a revista alcançou o Qualis A2, resultado que atesta a qualidade e o rigor do periódico.

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A publicação da nova classificação do periódico pela Capes foi realizada no final de dezembro, coroando o encerramento do ano em que a revista chegou ao seu 25º aniversário. Com o resultado, a revista passou de B2 Ensino – seu melhor Qualis, no período 2013 a 2016 –, para A2, com classificação única. A escala utilizada pela Capes possui as seguintes graduações: A1, mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; C.

Trabalho consolidado e reconhecido

O resultado obtido pela Revista Thema pode ser atribuído a muitos fatores, como o cuidado e rigor na avaliação das submissões de artigos por pareceristas especialistas nas áreas do conhecimento, assim como na regularidade e qualidade gráfica das publicações de cada um dos volumes, sejam eles impressos – como ocorreu no período de 1997 a 2009 –, quanto digital desde 2010.

Para tornar este trabalho concreto, a Revista conta com uma equipe editorial constituída de editores de seção, revisores de língua estrangeira, além do Conselho Técnico Científico, formado por pesquisadores de renomadas instituições do Brasil e do exterior.

Espaço de qualidade para a divulgação científica

De acordo com o professor e editor-chefe da revista, Glaucius Décio Duarte, o novo Qualis obtido pela Thema coroa o fechamento do ano comemorativo da publicação e impulsiona ainda mais o periódico do IFSul, “oportunizando às pesquisadoras e aos pesquisadores um excelente canal de comunicação científica”.

Ao destacar a importância das revistas do IFSul na divulgação da produção científica interna e externa, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, ressalta que o resultado alcançado pela Revista Thema demonstra a qualidade que a publicação tem conquistado, “em uma ascendente constante”, ao longo do tempo. “Importante destacar o trabalho de tantos colegas que contribuem ou já contribuíram com a Revista para que ela chegasse neste patamar; fica o nosso reconhecimento e agradecimento”, comenta o gestor, agregando que este crescimento de qualidade também é observado nas outras duas revistas do IFSul.

Diversidade temática – A Revista Thema é um periódico trimestral do IFSul focado nas áreas de Ensino e de Educação. A submissão de artigos à revista é contínua, e a avaliação dos trabalhos submetidos é realizada por meio de avaliação cega.

Multidisciplinar, a revista Thema já publicou, ao longo de seus 25 anos, mais de 730 artigos científicos em todas as áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas e da Terra; Engenharias; Linguística; Letras e Artes.

De acordo com Ricardo de Freitas e Glaucius Duarte, em artigo publicado sobre a revista, entre as áreas com mais números de publicações, há uma preponderância das Ciências Humanas (47,41%) e das Ciências Exatas e da Terra (18,86%).

Publicações do IFSul

A Revista Thema é um dos periódicos científicos do IFSul, publicados sob responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp), por meio da Coordenadoria de Publicações Científicas (Copuc). Além da Thema, o IFSul também publica as revistas Educar Mais e Poliedro. Clique aqui para conhecer as publicações do IFSul e acessar o seu Portal de Periódicos.

Saiba mais – A lista divulgada pela Capes foi consolidada a partir das apurações realizadas no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017-2020 pelas 49 áreas de avaliação e pode ser consultada por meio da Plataforma Sucupira. O Qualis Periódicos, conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil, é um instrumento fundamental para a produção intelectual.

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