RINCÃO NATIVO : Trovador Pedro Munhoz canta o tempo e a terra
Em turnê no Estado, Munhoz tocará sexta às 21h no Rincão Nativo
Por Carlos Cogoy
Canções, Poemas e Histórias, foi a apresentação do cantautor Pedro Munhoz há pouco mais de um ano em Pelotas. Na Casa do Trabalhador, ele contou com as participações dos amigos Duglas Bessa e Bira Cunha. No ano anterior, com o sarau “Palavreador”, apresentou-se na Bibliotheca Pública Pelotense. Na ocasião, contou com a participação do músico pernambucano Neudo Oliveira, e do compositor, poeta e escritor jaguarense Martim César. Nesta semana, o gaúcho Pedro Munhoz – nasceu em Barra do Ribeiro – retornará à cidade, onde residiu durante os anos noventa. Em Pelotas, onde gravou seu primeiro disco “Encantoria” no então Teatro do Círculo Operário Pelotense (COP), em 1998, o trovador estará se apresentando na sexta-feira. Como local, o bar e restaurante Rincão Nativo, à rua Félix da Cunha 859.
POEMAIS e Outras Canções Urgentes, como diz Munhoz, é o título do espetáculo que está em turnê no Estado. Ontem, a apresentação foi em Hulha Negra. Nesta quarta, show em Candiota, e amanhã em Bagé. Na sexta a partir das 21h, espetáculo chega a Pelotas. Conforme Munhoz, estará apresentando “canções e poemas do livro e DVD que lancei ano passado. Em Poemais e Outras Canções Urgentes, além dos temas sociais, também falo de situações do universo humano. É um repertório renovado, que aborda a velhice, tempo e os sentimentos”, explica. Em algumas das músicas, Munhoz será acompanhado pelo violonista Duglas Bessa, que participou da gravação do DVD em agosto do ano passado. No evento também acontecerá lançamento do livro, que reúne vinte poemas e as letras das dez canções que estão registradas no DVD.
REENCONTRO com amigos como Duglas Bessa, e Vanesca que coordena o Rincão Nativo. E Munhoz menciona sobre o retorno ao espaço onde, durante alguns anos, tocou profissionalmente: “Estarei voltando ao restaurante Rincão Nativo, que foi um espaço onde trabalhei há 25 anos. O Rincão marcou minha vida musical. Então volto lá numa outra condição, para lançar o meu livro e apresentar meus poemas e canções”. O livro/DVD é publicação independente, e foi lançado pela editora Coopacesso de Santo André. Informações e reservas: (53) 3227.8699; (53) 9 8452.3834.
TURNÊ no Estado terá sequência sábado em Herval, e domingo no Capão do Leão. Dias 29 e 30, apresentações em Porto Alegre. Posteriormente, Munhoz seguirá para Santa Catarina.
RESISTÊNCIA – Com seis discos gravados, onde se destacam músicas como “Procissão dos Retirantes”, “Canção da Terra”, “Te mando notícia de mim”, “Pátria Mundo” e “Senhores de Bronze”, Munhoz tem levado sua música a diferentes países. Percorrendo teatros, salas, escolas, quilombos e assentamentos, apresenta sua arte de resistência. “O que posso dizer é que eu não faço parte dos 57,7 milhões que elegeram esse fascista, um verdadeiro idiota. No mundo, observamos o avanço da direita, com políticos que pretendem entregar os bens públicos, sufocando o povo e a classe trabalhadora, transformando nossas vidas num inferno. Estamos vivendo o descalabro. Mas penso que, de alguma forma, começamos a observar uma leve reação, pois o povo começa a sair às ruas. Assim, mais do que nunca, essa luta nos exige firmeza, coerência e combate”, salienta.