Rio 2016 : Resumo olímpico
Outro dia ruim para o judô
O judô brasileiro amargou mais derrotas nesses cinco dias de competições nos Jogos Rio 2016. Nesta quarta-feira pelas oitavas de final, Tiago Camilo (90 quilos) perdeu para Mammadali Mehdyiev, do Azerbaijão, e está eliminado da categoria médio do judô – sem chances nem de repescagem pelo bronze.
Medalhista de prata, em Sydney-2000, pela categoria leve (até 73 quilos), e de bronze em Pequim-2008, na categoria meio-médio (até 81 quilos), Tiago tentava o feito histórico de subir ao pódio olímpico por três categorias diferentes. Em Londres-2012, ele havia deixado o sonho escapar na disputa pelo bronze.
Antes do duelo de Camilo, Maria Portela (70 quilos) havia sido eliminada para a austríaca Bernadette Graf, também pelas oitavas de final. A brasileira perdeu em função de uma punição no golden score.
Os judocas brasileiros continuam pressionados por medalhas. Apesar do ouro de Rafaela Silva (57 quilos) – conquistada na segunda-feira (a única medalha brasileira no judô no Rio 2016), o rendimento considerado pouco para a modalidade que mais levou o país a pódios olímpicos (20 vezes). Nesta quinta-feira, Rafael Buzacarini (até 100 quilos) e Mayra Aguiar (até 78 quilos) terão a chance de mudar esse quadro.
Classificação com sofrimento
Derrotados na partida anterior pelos austríacos Doppler e Horst, a dupla brasileira Alison e Bruno Schmidt se recuperou nesta quarta-feira e passou pelos italianos Ranghieri e Carambula por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/16. O resultado assegurou a classificação às oitavas de final dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A vitória veio com sofrimento, já que Alison atuou machucado (lesão no tornozelo) desde a primeira metade do primeiro set.
Os brasileiros agora somam duas vitórias e uma derrota em três jogos no grupo A. O regulamento prevê que todos os primeiros e os segundos colocados das seis chaves passam para as semifinais. Os dois melhores terceiros colocados também avançam.
Alison formou dupla com Emanuel, que hoje está aposentado, na Olimpíada de Londres, em 2012, e ficou com a medalha de prata.
O sol e o calor não deram as caras em Copacabana nesta quarta-feira à tarde. Brasileiros e italianos entraram em quadra sob uma garoa fina, que fez com que os torcedores se protegessem com capas de chuva e agasalhos nas arquibancadas.
FEMININO – A dupla espanhola de vôlei de praia Liliana Fernandez Steiner e Elsa Baquerizo McMillan venceu nesta quarta-feira as brasileiras Ágatha Bednarczuk e Bárbara Seixas, por 2 a 0. Apesar da derrota, a dupla do Brasil passou para a próxima fase em segundo lugar no grupo B da competição.
O placar do jogo terminou em 21 a 17 e 22 a 20, em quase 50 minutos de jogo. Sem perder nenhum set no Rio 2016, as espanholas chegam em primeiro lugar na fase mata-mata da competição. Já as brasileiras venceram duas das três partidas da fase inicial, com três sets perdidos.
Sob chuva e frio, as duplas jogaram de calça em vez do tradicional biquíni.
Feito histórico na ginástica
O reinado do japonês Kohei Uchimura segue inabalado. Com pontuação total de 92,365, o ginasta sagrou-se bicampeão olímpico nos Jogos do Rio 2016. A definição da cor da medalha do individual geral da ginástica só foi conhecida na última apresentação em uma disputa emocionante, aparelho por aparelho. Tudo apontava para uma vitória do ucraniano Oleg Verniaiev, mas ele teve de se contentar com a prata, com a soma 92,266. Os brasileiros Sérgio Sasaki (89,198) e Arthur Nory Mariano (87,331) ficaram em 9º e 17º, respectivamente.
Sasaki colocou novamente o Brasil na elite da ginástica artística. Quatro anos antes, ele levou o país a uma final do individual geral pela primeira vez e terminou na 10ª posição em Londres-2012. Essa foi o melhor resultado da história do Brasil na ginástica.
Já Nory fez a sua primeira participação em Jogos Olímpicos. O resultado foi um pouco inferior ao 12º lugar alcançado no Mundial de Glasgow, em 2015. Vale lembrar que os Jogos Olímpicos ainda não acabaram para Nory, que se classificou para a final do solo, no domingo, na companhia do brasileiro Diego Hypólito.
Handebol
Após duas vitórias, a equipe brasileira de handebol feminino perdeu nesta quarta-feira para a Espanha na fase classificatória dos Jogos Olímpicos. A partida, na Arena do Futuro, terminou em 29 a 24 para as espanholas.
A vitória já garantiria a vaga brasileira nas quartas de final, mas o Brasil ainda tem duas partidas pela frente. Pelo Grupo A, os próximos jogos são contra Angola, na sexta-feira, e contra Montenegro, no domingo.
O time brasileiro fez sua estréia no sábado com vitória sobre a atual campeã olímpica, Noruega, com o placar de 31 a 28, e conquistou a segunda vitória, na segunda-feira contra a Romênia, por 26 a 13.
Canoagem
O brasileiro Pedro da Silva conquistou nesta quarta-feira a sexta colocação na categoria caiaque individual da canoagem slalom. O atleta registrou o tempo de 91,54 segundos. Esse resultado é inédito para o Brasil, porque pela primeira vez o país teve um representante na fase final desta modalidade.
O ouro da prova ficou com o britânico Joseph Clarke; a prata, com o esloveno Peter Kauzer; e o bronze, com o tcheco Jiri Prskavec. O feito também foi histórico para Clarke, primeiro representante da Grã-Bretanha a conquistar um título olímpico na modalidade.
Agenda de quinta-feira
Destaques desta quinta-feira nos Jogos Olímpicos
Basquete (masculino) – primeira fase: 14h15 – Brasil x Croácia
Basquete (feminino) – primeira fase: 15h30 – Brasil x França
Ginástica artística (feminino) – geral individual – final: 16h – As brasileiras Rebeca Andrade e Jade Barbosa buscam medalha
Judô (masculino) – até 100 kg – segunda fase: 10h03 – Rafael Buzacarini (BRA) x Pablo Aprahamian (ARG)
Judô (feminino) – até 78 kg – quartas de final: 14h24 – Mayra Aguiar (BRA) x Miranda Giambelli (AUS)
Natação (masculino) – 50m livre – classificatória: 13h – Bruno Fratus e Bruno Duarte representam o Brasil
Natação (masculino) – 100m borboleta – classificatória: 13h24 – Marcos Macedo e Henrique Martins são os brasileiros
Vôlei (masculino) – primeira fase: 22h15: Brasil x Estados Unidos (o time brasileiro busca a terceira vitória, porque já derrotou México e Canadá)
Vôlei de praia (masculino) – primeira fase: 17h30 – Pedro Solberg/Evandro (BRA) x Samoilovs/Smedis (LET). Os brasileiros necessitam vencer para ter chance de classificação
Vôlei de praia (feminino) – primeira fase: 10h – Talita/Larissa (BRA) x Kolosinska/Brzostek (POL)
Handebol (masculino) – primeira fase: 16h40 – Brasil x Alemanha (o time brasileiro busca a recuperação depois da derrota na partida anterior para a Eslovênia)