RODOVIÁRIA : Artesanato gaúcho em exposição
O artesanato do Rio Grande do Sul está sendo mostrado e comercializado até o dia 22, próximo domingo, no segundo andar do Terminal Rodoviário de Pelotas.
Estão expostas peças em bordado, madeira, tecido, tricot, restauração de móveis antigos e brinquedos pedagógicos. Esta atividade é uma parceria da prefeitura com o governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Foi uma demanda da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), adianta o diretor-presidente da Eterpel, Ademir Oliveira, que a rodoviária, sendo concessionária do Daer, achou por bem atender, disponibilizando um espaço de 20 metros quadrados no segundo piso, local onde são vendidas as passagem e por onde circulam mais de 7,5 mil pessoas diariamente.
As artesãs Leila Pitzer, Norma Carrazoni e Lana Souza Soares estão satisfeitas com o movimento de pessoas e a facilidade do acesso delas aos objetos expostos. “Muitas pessoas chegam, olham, e não compram nada, mas também tem muitas pessoas que acabam levando nossos trabalhos, até mesmo como presente”, diz Pitzer.
Oliveira lembra que foi sugerido pela prefeitura à FGTAS, a liberação de um espaço permanente para abrigar os artesãos, proposta que ainda está em estudo pelo órgão estadual. Estão expostos, nesta mostra, trabalhos de 20 artesãos de várias partes do Estado.