Diário da Manhã

quarta, 25 de dezembro de 2024

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Rodoviária passa por requalificação dos espaços

23 janeiro
08:33 2023

A Prefeitura de Pelotas concluirá nas próximas semanas uma série de intervenções feitas para melhorar o conforto dos usuários do Terminal Rodoviário. Através de parcerias firmadas com a iniciativa privada e outras secretarias a Empresa Municipal do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel) conseguiu reformar banheiros, sinalizar novas áreas de estacionamento, recuperar o piso dos boxes dos ônibus e fazer a pintura interna do prédio, com custo zero.

De acordo com o diretor-presidente da Eterpel, Cláudio Montanelli, a pandemia de Covid-19 causou uma diminuição drástica do fluxo de pessoas na rodoviária. Somente em abril de 2020, na movimentação de passageiros e frequentadores do local a redução chegou a 77,5%. A partir da diminuição das restrições sanitárias e a normalização dos serviços após o período mais crítico da pandemia, o fluxo começou a aumentar, mas ainda não atingiu os níveis pré-pandemia, o que tem reflexo direto no orçamento da empresa pública.

A partir da necessidade de reduzir custo, sem prejudicar o atendimento aos usuários, a direção da Eterpel decidiu por realizar alterações no funcionamento do terminal, como a desativação do segundo andar e a centralização dos serviços no térreo. Além disso, teve início, ainda em 2022, uma série de obras e restauros na infraestrutura do prédio.

“O custo das requalificações foi zero porque fizemos parcerias como, por exemplo, com o programa de uso de mão de obra prisional da Secretaria de Obras, para recuperar o piso dos boxes de estacionamento dos ônibus e a pintura. Já as tintas foram doadas pelos lojistas do terminal. Fizemos um trabalho conjunto, pois o orçamento ainda está baixo”, afirmou Montanelli.

Rodoviária tem banheiros reformados e mudanças no embarque e desembarque

Uma das obras já concluídas e que já beneficia os usuários é a reforma dos banheiros do andar térreo. O banheiro feminino conta, agora, com um espaço anexo para o fraldário, que antes ficava instalado no segundo andar.

A logística de embarque e desembarque de passageiros também foi alterada e ganhou nova sinalização. Desde dezembro apenas táxis podem estacionar na área interna do prédio. Os demais espaços são reservados apenas para embarque e desembarque e veículos particulares só podem estacionar na parte externa. A medida tem o objetivo de agilizar chegada e saída dos passageiros e, segundo a avaliação da diretoria, contribuiu para melhora no fluxo especialmente nos dias de grande movimento como nas festas de fim de ano.

Projeto “Embarque na Leitura” vai voltar

A pandemia e a realocação dos espaços causou a suspensão das atividades de projeto “Embarque na Leitura”, instalado no segundo andar, em espaço próprio. A iniciativa, que teve início em maio de 2017, consiste de uma biblioteca onde o viajante pode retirar um livro por vez, mediante o compromisso de devolvê-lo, ou de doar um novo exemplar.

O diretor-presidente da Eterpel explica que os exemplares estão guardados e em boas condições de conservação e quando o novo espaço no térreo for liberado o projeto será reiniciado. A expetativa é de que isso aconteça dentro de uma semana.

Reforma dos banheiros, sinalização das novas áreas de estacionamento, pintura e recuperação do piso foram feitas com custo zero

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