Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

ROGÉRIO ZIMMERMANN : Retorno para continuar fazendo história

ROGÉRIO ZIMMERMANN : Retorno para continuar fazendo história
30 agosto
08:52 2018

Rogério Zimmermann está de volta. O treinador mais importante, vitorioso e polêmico da história recente do Brasil foi apresentado na tarde de quarta-feira no Salão de Honras do Bento Freitas. É o escolhido para substituir Gilmar Dal Pozzo, que teve a demissão confirmada (juntamente com a do preparador físico Manoel Lilles) na manhã de ontem. RZ assume o time xavante, que se encontra na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro.

Dal Pozzo caiu depois de ter comandado o time do Brasil em 12 jogos. Saiu com o aproveitamento de apenas 26%, conquistando apenas duas vitórias. Essa é a segunda mudança de técnico do clube na temporada. Antes, em junho, Clemer foi demitido em função dos insucessos na Série B.

Zimmermann reencontra o Brasil na 18ª posição do Brasileiro, com 25 pontos. A missão é evitar a queda do clube para a Série C. O treinador diz que conta com a união de uma série de fatores para superar esse momento de dificuldade. “Para você ter sucesso não depende de uma coisa só, mas de integração de todos os fatores. Acreditar na força do clube, da torcida e de todos que estão juntos, a direção, a comissão técnica. Espero dar minha contribuição”, afirmou.

Também está de volta ao clube o preparador físico João Beschorner, que acompanhou Zimmermann na segunda passagem pelo clube. O treinador irá contar agora com dois auxiliares na comissão técnica, que foram atletas importantes na trajetória de 2012 a 2017: Gustavo Papa e Cirilo. Logo depois da apresentação, RZ já orientou a primeira atividade na Arena Marini na Cascata. Foi um jogo-treino com o Farroupilha.

A estreia de Zimmermann irá ocorrer na terça-feira contra o Sampaio Correa em São Luiz do Maranhão. O atacante Wallace Pernambucano está sendo contratado por empréstimo ao Náutico.

Direção do Brasil apresenta comissão técnica, que tem a volta da dupla Zimmermann e Beschorner: é repetir o que deu certo

Direção do Brasil apresenta comissão técnica, que tem a volta da dupla Zimmermann e Beschorner: é repetir o que deu certo

405 dias

Rogério Zimmermann está de volta ao comando da equipe do Brasil. É a terceira vez que o treinador irá dirigir o time rubro-negro e firmar ainda mais seu nome na história do clube. Ele foi o responsável por dois acessos à primeira divisão gaúcha (2004 e 2013) e outros dois acessos em competições nacionais: para a Série C em 2014 e para a B em 2015. Sua missão inicial desta vez é evitar o rebaixamento da equipe na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Mais do que nunca a torcida xavante irá confiar na afirmação feita pelo técnico – em tom de desabafo – ao final do jogo com o Passo Fundo no ano passado, quando o Brasil se livrou do rebaixamento no Gauchão. “Fui buscar o Brasil duas vezes lá na segunda divisão. Comigo não cai”, afirmou. RZ enfrenta as consequências de uma longa relação com o clube: é ídolo da torcida, mas também sofre rejeição de uma pequena parcela de xavantes.

Sua primeira passagem pelo Brasil foi de dois anos: janeiro de 2004 a janeiro de 2006. Na segunda, a relação foi ainda mais longa: de 22 de maio de 2012 a 20 de julho de 2017. Zimmermann já comandou o Brasil em 408 jogos. São 188 vitórias, 128 empates e 92 derrotas. Além dos acessos citados acima, o treinador conquistou por duas vezes o título do Interior (2014 e 2015). Também classificou o Xavante pela primeira vez em sua história para jogar a Copa do Brasil em 2012.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções