Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

ROSA FLOR : Intercambiando fronteiras

ROSA FLOR  : Intercambiando fronteiras
12 setembro
20:28 2019

Sábado às 20h, pocket show do quarteto feminino “Rosa Flor”

Por Carlos Cogoy

Estética sonora que se move pelo ambiente pampeano, narrando sobre a cultura, resistência e luta. Criado ano passado, o quarteto feminino “Rosa Flor” – designação foi sugerida pelo músico Leonardo Pinho -, reúne a violonista Virgínia Tavares Vieira, pianista Laira Campos, cantora espanhola Rosalia Garcia Hernandez, e a flautista Julia Alves. Na trajetória do grupo, cujo repertório oferece releituras de músicas interpretadas por Mercedes Sosa, Vitor Ramil, uruguaios Ana Prada, Jorge Drexler, espanhol Pedro Guerra, chegando ao nativismo de Lisandro Amaral e até Cartola, houve quatro apresentações, sendo duas em Pelotas, uma na FURG em Rio Grande, e outra na Unipampa em Bagé. O quarteto divulga o novo pocket show em Pelotas. A apresentação será sábado às 20h no Dobe Black Speakeasy – rua Cidade de Viseu 1.860 – no Recanto de Portugal. Informações: 9 9152.2694. E-mail: [email protected]

ROSA FLOR logoQUARTETO – Virgínia Tavares Vieira é bacharel em violão, e licenciada em música pela UFPel. Na FURG, mestrado, doutorado e pós-doutorado em educação ambiental. A pianista Laira Campos cursou o bacharelado na UFPel, e o mestrado foi em comunicação. Ela integrou projetos como o “Libertango” e Camerata Novitango. A intérprete espanhola Rosalia Garcia Hernandez, é natural das Ilhas Canárias. Desde a infância está ligada à arte, cursou teatro musical na Escuela Superior de Arte Dramática (ESAD) de Murcia. Atualmente, cursa música na UFPel. Já a paulista Júlia Alves é de Santos, participa de grupos de choro e, ano passado, conheceu ritmos latino-americanos durante período na Universidade Nacional de Rosário na Argentina. Na UFPel, ela estuda flauta transversal.

INTERCAMBIANDO Fronteiras será o show de estreia do Rosa Flor. O espetáculo acontecerá dia 5 de outubro às 20h na Bibliotheca Pública Pelotense. Integrantes divulgam: “O show vai envolver várias artes como a poesia, música e cenografias, pensadas e construídas, para oferecerem um passeio pela América Latina”. Para conhecer mais sobre o quarteto, basta acessar a Fanpage, ou Instagram: @rosaflorquarteto. Contatos: (53) 9 8121.0968; (53) 9 9949.5984. E-mail: [email protected]

AUTORAL – Virgínia explica: “A proposta inicial do grupo eram releituras. Mas estamos começando também um processo criativo, a fim de colocarmos músicas autorais no repertório. A pianista tem algumas músicas, a cantora está fazendo algumas letras e, a partir disso, em seguida o quarteto passará a se dedicar também ao processo autoral, seguindo a proposta que é a música latino-americana. A ideia é que possamos também incorporar elementos mais contemporâneos fazendo uma releitura do próprio estilo musical. As releituras são também um trabalho de criação, pois nossa proposta não é fazer cover”.

SONORIDADE – Arranjos são do produtor musical Fernando Silveira Filho, que acompanha o grupo desde o início. “Pela própria formação do grupo e do produtor musical, já que todos passaram pela academia, nalguns momentos dos arranjos há toques eruditos. E, para algumas canções, estamos pensando em utilizar percussão, guitarra e pedais, tanto para a guitarra quanto para a voz. Além do quarteto, também podemos oferecer duos, seja com chorinho para piano e flauta, ou tango com violão e flauta”, acrescentam. Como forma de viabilizar projetos, possivelmente o grupo lance financiamento coletivo ainda neste ano.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções