RS sedia curso ministrado por instrutores do FBI
Policiais de 16 estados brasileiros iniciaram ontem o curso “Investigações sobre o Crime Organizado”, ministrado por instrutores do Federal Bureau of Investigation (FBI). A iniciativa é uma promoção da Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS) em parceria com o Ministério da Justiça e a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.
Na abertura oficial, o secretário Wantuir Jacini ressaltou a importância do aprimoramento das investigações e da parceria entre os países. “O crime organizado possui aspectos comuns em todo o mundo, embora obedeça às peculiaridades regionais. No entanto, há características primordiais: a maximização do lucro, a diminuição ao máximo das despesas de operação e o expediente das transações financeiras internacionais”, afirmou.
O diretor regional de Segurança Diplomática dos EUA, Christopher Whitcraft, salientou a integração já existente com a Segurança Pública do RS. “Este é o terceiro curso que promovemos no Estado. A cada edição, aumentamos o nível de compreensão sobre a realidade de ambos os países, com um enfoque específico para as características locais de atuação das polícias”, disse.
Jacini lembrou a existência de uma doutrina mundial de combate ao crime organizado, com base na Convenção de Viena e ratificada na Convenção de Nova Iorque. “Ela serve como ponto de partida para as forças policiais do mundo todo. No Brasil é executada em nível nacional pela Polícia Federal e no estado pelas Policias Civis”, acrescentou.
O conteúdo do curso, operacionalizado pelo Departamento de Ensino e Treinamento (DET/SSP), abrange temas como a transnacional idade do crime organizado, teorias contemporâneas de investigação sobre quadrilhas, investigação de narcóticos, o relacionamento com fontes confidenciais e atividades de inteligência policial. As aulas ocorrem até sexta-feira na Academia Integrada de Segurança Pública, em Porto Alegre.