Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

RS sedia curso ministrado por instrutores do FBI

22 setembro
09:08 2015

Policiais de 16 estados brasileiros iniciaram ontem o curso “Investigações sobre o Crime Organizado”, ministrado por instrutores do Federal Bureau of Investigation (FBI). A iniciativa é uma promoção da Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS) em parceria com o Ministério da Justiça e a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

Na abertura oficial, o secretário Wantuir Jacini ressaltou a importância do aprimoramento das investigações e da parceria entre os países. “O crime organizado possui aspectos comuns em todo o mundo, embora obedeça às peculiaridades regionais. No entanto, há características primordiais: a maximização do lucro, a diminuição ao máximo das despesas de operação e o expediente das transações financeiras internacionais”, afirmou.

O diretor regional de Segurança Diplomática dos EUA, Christopher Whitcraft, salientou a integração já existente com a Segurança Pública do RS. “Este é o terceiro curso que promovemos no Estado. A cada edição, aumentamos o nível de compreensão sobre a realidade de ambos os países, com um enfoque específico para as características locais de atuação das polícias”, disse.

SECRETÁRIO da Segurança fala aos presentes

SECRETÁRIO da Segurança fala aos presentes

Jacini lembrou a existência de uma doutrina mundial de combate ao crime organizado, com base na Convenção de Viena e ratificada na Convenção de Nova Iorque. “Ela serve como ponto de partida para as forças policiais do mundo todo. No Brasil é executada em nível nacional pela Polícia Federal e no estado pelas Policias Civis”, acrescentou.

O conteúdo do curso, operacionalizado pelo Departamento de Ensino e Treinamento (DET/SSP), abrange temas como a transnacional idade do crime organizado, teorias contemporâneas de investigação sobre quadrilhas, investigação de narcóticos, o relacionamento com fontes confidenciais e atividades de inteligência policial. As aulas ocorrem até sexta-feira na Academia Integrada de Segurança Pública, em Porto Alegre.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções