Rua Vilmar Tavares agoniza no Simões Lopes
O fotógrafo Vilmar Tavares estará para sempre na lembrança dos pelotenses, não só pela excelência de seu trabalho profissional eternizado nas imagens publicadas pelo jornal DIÁRIO DA MANHÃ, mas, desde 2013, com seu nome registrando a Travessa do Leito da Viação Férrea, no Simões Lopes, no bairro Fragata. A proposição, de autoria do vereador Marcos Ferreira, Marcola (PT), teve como objetivo “resgatar o reconhecimento ao incessante trabalho deste profissional, que sempre se pautou pela ética e valores morais, durante décadas, em seu trabalho”.
A valorização de Vilmar, que homenageava Pelotas em todos seus ângulos, desde os mais belos aos mais cruéis – colocar o dedo na ferida também é uma forma de amar – não encontra eco no Poder Público. A Travessa Vilmar Tavares vive no esquecimento e não é de hoje.
Moradora há 60 anos no local, Zelma Cleni da Silva não se lembra de ter visto alguma iniciativa de algum governo para melhorar a situação. Esgoto a céu aberto, que, durante períodos de chuva leva a sujeira para dentro dos pátios; rede elétrica pública precária; coleta de lixo não existe. Essas são as principais queixas da moradora e seus vizinhos.
No meio do esquecimento, ergue-se a casa de Vilmar e Carmen Jacira Tavares, a Cira, viúva do fotógrafo. Um recanto simples como a alma do fotógrafo. Plantas cercam o chalé colorido, fácil de ser encontrado, pois logo na entrada uma placa anuncia aos visitantes: “VT Cira”. VT, como era conhecido Vilmar Tavares, o poeta da fotografia, morto em 30 de julho de 2011.
PROVIDÊNCIAS – Semana passada, o vereador Ivan Duarte recebeu de moradores da Travessa Vilmar Tavares o pedido de ajuda para melhorar as condições do local. E já encaminhou pedido de providências a três órgãos. Para a secretária de Saúde, Arita Bergmann, Ivan Duarte pede ações de prevenção e promoção da saúde para evitar a proliferação do mosquito da dengue, conforme o artigo 18 da Lei 8080/1990.
Ao secretário de Obras, Idemar Barz, o vereador solicita a limpeza da Travessa, para garantir os transtornos na época das chuvas e a promoção da higiene e da saúde dos moradores. Por fim, ao presidente do Sanep, Jacques Reydams, Duarte solicita o desentupimento e conserto do ramal de esgotos da Travessa ligado à rede coletora principal.