Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Saiba as ações para o Outubro Rosa em Pelotas

Saiba as ações para o Outubro Rosa em Pelotas
11 outubro
09:18 2021

Haverá atividades durante todo o mês, com intuito de conscientizar a população quanto à importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e de colo do útero

 

No mês de conscientização para o controle do câncer de mama e de colo do útero, o Município articula uma série de ações estratégicas, com o objetivo de divulgar informações e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce da doença. A programação para o Outubro Rosa, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prevê diferentes atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de mutirões para realização de mamografias.

Dentre as atividades previstas, está a distribuição da Caderneta da Mulher Pelotense, laços de fita rosa e panfletos informativos nas UBSs, com orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, além de infecções sexualmente transmissíveis. Materiais educativos sobre a doença também serão divulgados de forma on-line. As Unidades estarão decoradas, durante o mês, com objetivo de chamar a atenção da população, assim como a recepção do prédio da SMS, na rua Lobo da Costa, 1.764, que contará com um painel.

Estão programadas, também, rodas de conversa com médicos, enfermeiros e demais profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS), a fim de qualificá-los para a realização dos exames citopatológicos (procedimento de prevenção e rastreamento do câncer de colo do útero).

Para a titular da SMS, Roberta Paganini, a prevenção contra essas doenças deve ser de maneira permanente, durante o ano inteiro. No entanto, os meses alusivos, como o Outubro Rosa, são importantes para lembrar e reforçar a ideia da prevenção. “Ações como essa são fundamentais para incentivar as mulheres à prevenção do câncer de mama e colo do útero e para que as pacientes possam dar os encaminhamentos necessários”, frisou.

Mutirão de mamografias

A Prefeitura, em parceria com hospitais da cidade, está promovendo mutirões para realização de mamografias. No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), serão feitos, por meio dessas ações, 75 exames no mês de outubro. Somados a esse número, estão contratados 700 exames pela rede pública de saúde. O Município possui uma demanda reprimida de 2.184 mamografias desde o início da pandemia.

Programação nas UBSs

Ao longo do mês, cada Unidade Básica de Saúde terá sua programação específica, com diferentes ações articuladas. A diretora de Atenção Primária da SMS, Mariane Baltassare Laroque, explicou que as equipes foram estimuladas e incentivadas a realizar atividades próprias, de acordo com suas demandas e equipes. São 50 UBSs envolvidas.

Na UBS Fátima, por exemplo, os profissionais irão organizar uma sala de espera com orientações e prevenção, conforme detalhou a enfermeira Andréia Carvalho. O prédio foi decorado e cartazes informativos foram colocados. Além disso, folders serão distribuídos. A UBS Bom Jesus promove um aulão de zumba, às 14h de quarta-feira (27), no Clube dos Subtenentes e Sargentos de Pelotas, à rua Félix Xavier da Cunha, 504.

Na quarta-feira (20), ocorre o ‘Dia D’ na UBS Getúlio Vargas. Essa ação irá oferecer às mulheres que se deslocarem até lá orientações quanto aos direitos básicos femininos, além de serviços de beleza, com cabeleireira, e comida. De acordo com a assistente social e coordenadora da Unidade, Carmem Arduim, durante todo o mês, está sendo intensificada a coleta dos exames citopatológicos e mamografias, a fim de auxiliar a suprir a demanda reprimida do Município.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções