Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

SALVE ARTE : Música e dança no maior festival online da região

13 abril
08:37 2021

Nesta terça às 20h, programa 11 do Salve Arte Festival na Casa do Tambor

Por Carlos Cogoy

A ideia surgiu como alternativa de espaço à produção artística, durante a pandemia ano passado. Após apresentações iniciais, o projeto do músico pelotense Kako Xavier, que divulga artistas em canal do Youtube, foi contemplado no edital n° 09/2020, e está sendo realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020, através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Sedac/RS. Nesta terça às 20h, música e dança no programa 11 do Salve Arte Festival – canal do Youtube, onde também pode ser assistidas edições anteriores. A realização é da equipe Casa do Tambor. Entre os apoiadores: DIÁRIO DA MANHÃ; TVE; FM Cultura; União FM; Prefeitura de Pelotas; Osirnet; TV Nação Preta.

 

DANÇA com a Cia. Black Diamonds, que interpretará “Preto Rei: o Eu Negro”. Nas coreografias, o grupo aborda a negritude. Como intérpretes, Emanuel Brizolara, Mariana Gouvêa, Larielly Donini e Weslley Costa. Na obra, que ainda está em construção, a Cia. baseia-se em movimentos da dança afro, Hip Hop, Jazz, Afro-House e contemporâneo. A apresentação do grupo será da madrinha Daiana Hartman, dançarina e pesquisadora. Ela expressa: “É extremamente interessante o espaço de divulgação entre diferentes artistas locais. O Salve Arte busca resgatar outros artistas que também fazem um lindo trabalho, e isso é muito legal, pois possibilita outros talentos. Além disso, dá o espaço, e tem o retorno financeiro que nesse momento de pandemia é essencial”.

Cia. Black Diamonds interpreta “Preto Rei: o Eu Negro”

MÚSICA com atrações em diferentes ritmos e estilos. O violão sarcástico-combativo de Serginho da “Vassoura” Ferret, estará apresentando as novas músicas de “Brasil Mad Max”. Como padrinho, o professor e pesquisador Mário Maia (UFPel). “Desde quando eu vi o Serginho tocar, e foi ao atravessar a Praça, passei a admirar o seu trabalho, pois ele o faz com muita liberdade e experimenta sem medo. É um verdadeiro cronista da cidade”, diz Maia. Outra atração musical será a compositora e intérprete Ana Mascarenhas. No repertório, músicas dos discos autorais. Ela será acompanhada pelo violonista Fabrício Moura. “O Salve Arte veio como um respiro para a alma dos artistas, nesse momento crítico, e tem sido uma forma de contribuir financeiramente com a carreira dos artistas”, destaca Ana, que terá como padrinho Cardo Peixoto. Outro destaque será Igo Santos, que interpretará três músicas do EP “Transformar”. Conforme divulga, o EP foi gravado ao vivo num estúdio analógico no Rio de Janeiro, sem computador, e buscando “sonoridade vintage e orgânica”. O EP que tem a parceria de Valder Valeirão, será lançado neste ano. Como padrinho de Igo, o artista Zebeto Corrêa de Minas Gerais. Já a riograndina Paola Kirst, cantará três músicas no pocket show “Lagarça Fenix”, e que estarão no trabalho “Vertigem”. Como madrinha, produtora cultural e cantora Adriana Sperandir de Osório.

Serginho da Vassoura canta sobre as bizarrices locai

TAMBORADA de Kako Xavier é grupo que teve de interromper apresentações na pandemia. No programa do festival, será exibido um clipe com os integrantes mostrando a importância do distanciamento. Como padrinho, o grupo Zingado de Caxias do Sul.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções