SAN MARTINS : Inaugurado novo espaço para atividades artístico-culturais
Na quarta-feira, sessões de cinema para escola
Por Carlos Cogoy
Em duas sessões pela manhã, início da parceria entre o Espaço Social e Multicriativo San Martins – rua conselheiro Brusque, travessa 2, 415 no Fragata – e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Lima e Silva, que proporcionará sessões de cinema. O projeto “Matinê San Martins” começa na quarta-feira, com a exibição da Cyber Procissão ao Grande Guerreiro, produção coletiva da Rede Cultural Notas de Esperança. A coordenação da agenda cultural do San Martins, é da produtora cultural Josi Maciel, gestora da Rede Notas de Esperança. Conforme acrescenta, as sessões de cinema, mensalmente serão com alguma escola do bairro Fragata. Interessados em saber mais, sobre o projeto, e a possível participação, podem entrar em contato através do fone: (53) 9 8158.1748.
ABERTURA espaço, com o viés artístico-cultural, ocorreu nesta segunda-feira. No lançamento oficial da iniciativa, apresentação do projeto de capoeira, a cargo do mestre Pulmão, que é destinado a crianças, jovens e adultos. Uma roda de capoeira, assinalou o início da atividade, que terá agenda sempre às segundas. No evento, manifestações de gestores e apoiadores.
IDEIAS estão definidas para o aproveitamento do espaço que, originalmente, é um salão de eventos. As locações para festas e confraternizações, prosseguirão sendo realizadas. Porém, durante a semana, acontecerão as atividades culturais. Entre as ideias, além do cinema para escolas da rede pública, também o reforço escolar, em turno inverso à sala de aula. Para congregar idosos, espaço de convivência. Além disso, oficinas de artesanato. No segundo semestre, um cronograma estará delineado, para contemplar demais áreas artísticas.
TRAJETÓRIA – Em atividade há três anos, o espaço surgiu pouco antes da pandemia. Originalmente, a iniciativa do professor e músico Fabio Silva de Oliveira que, na gerência, conta com a mãe Ana Lúcia Martins da Silva, previa a locação para eventos, bem como o aproveitamento para ações culturais. Devido à interrupção das atividades, o projeto está sendo retomado neste ano. Para a locação, contatos no WhatsApp: (53) 9 8102.2770.