Sanep alerta sobre aparelhos “bloqueadores de ar”
Desde o início do ano, as equipes do Sanep trabalham na substituição da tubulação de redes do Município para aumentar a pressão d’água nos canos e qualificar o abastecimento à população. Este serviço objetiva cumprir o atendimento de pressões mínimas disponibilizadas aos consumidores, que é uma das obrigações do Sanep.
A utilização de aparelhos ou dispositivos denominados “bloqueadores de ar”, oferecidos no mercado como solução para o término da passagem de ar nos canos, reduz consideravelmente a pressão da rede, o que pode comprometer o abastecimento, principalmente no verão, época em que a pressão da água sofre queda em virtude do aumento do consumo.
O engenheiro hídrico do Sanep, Arnaldo Soares, explica que a circulação de ar em redes de distribuição, adutoras ou nas tubulações não ocasiona aumento do valor cobrado na conta de água. “O volume de ar registrado é irrelevante e não contribui no acréscimo do valor da tarifa que tem como unidade o metro cúbico”, afirma Soares.
O diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, salienta que o Sanep não se opõe à instalação da válvula bloqueadora de ar, porém alerta à população de que este aparelho reduz a pressão da água e, consequentemente, compromete o abastecimento.