Sanep celebra os 50 anos da Barragem Santa Bárbara
Responsável pelo abastecimento de água de mais da metade da população pelotense, a Barragem Santa Bárbara comemora em outubro 50 anos de história. Para celebrar a data e reconhecer sua importância para o Município, o Sanep promoveu na segunda-feira (22) um evento que reuniu autoridades, servidores que trabalham ou que já passaram pela Estação e população em geral.
A prefeita Paula Mascarenhas destacou a felicidade em participar desta data histórica.
“Comemoramos os 50 anos da Estação e é com muita honra que reconheço e parabenizo a visão dos gestores que, há cinco décadas, nos entregaram esta importante obra que é fundamental para a nossa cidade. Em 2019 será a nossa vez de entregar uma outra obra importante, que é a ETA São Gonçalo”, afirmou a chefe do Executivo.
Além da comemoração, o evento também oportunizou a inauguração do projeto Sala Verde, uma ação do Governo Federal em que o Sanep foi contemplado. A ação incentiva a implantação de espaços socioambientais que atuem como potenciais centros de formação ambiental. A assistente social Aline Cunha é a responsável pela Sala na Barragem e afirmou que o espaço será aberto para visitação da comunidade que queira aprender um pouco mais sobre a preservação ambiental.
O diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, agradeceu a oportunidade de estar à frente da autarquia nesta data histórica e reafirmou a felicidade em fazer parte da família Sanep.
“A Barragem é de extrema importância para o Município e, desde 2017, temos investido muito para que ela continue com seu funcionamento pleno”, afirmou o gestor.
A autarquia também lançou o livro “Voo pelo Santa Bárbara: Guia de Campo Escolar Ilustrado”, idealizado pelos servidores Letícia Nascimento, Caroline Barboza e Fabrício da Silva, e que apresenta com ilustrações as espécies de pássaros que habitam na Barragem. O livro educativo será utilizado na Sala Verde.
A prefeita também visitou os laboratórios e conferiu os novos computadores adquiridos pelo Sanep para renovação da infraestrutura e as novas lixeiras que fazem parte de uma campanha interna da autarquia de conscientização sobre a importância de separar os resíduos.
Participaram das atividades, o presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Garcia (PTB); os vereadores Fabrício Tavares (PSD) e Marcos Ferreira (PT); o secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Felipe Fernandes; a assessora de comunicação da prefeitura, Inês Portugal; o presidente do Conselho Deliberativo do Sanep, Volnei Rosa; servidores do Sanep, integrantes do Núcleo de Multiplicadores Ambientais da ETA São Gonçalo; representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Emater, alunos e professores da EMEF Maria Antônia. O programa da Rádio Universidade, Pelotas 13 Horas, liderado por Cleiton Rocha, foi transmitido ao vivo da Barragem durante as comemorações.
Barragem Santa Bárbara
A Barragem possui 359 hectares de proteção e o volume de água estimado é de 10 bilhões de litros. Tem como finalidade fornecer água bruta por gravidade para a planta de tratamento da ETA Santa Bárbara e para a zona industrial, através de bombeamento. Cerca de 50% do Município recebe a água tratada da Estação, abastecendo o Centro, Porto, Navegantes, Vila Fátima, Fragata, Distrito Industrial e Vila COHAB.