SANEP : Direção notifica prefeita sobre negociação salarial
Autarquia ofereceu reajuste de 4,4%, mas a direção do Simsapel não aceitou a proposta
O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, encaminhou na última segunda-feira, ofício ao gabinete da prefeita Paula Mascarenhas com relato do processo de negociação de reajuste salarial entre a autarquia e o Sindicato dos Servidores Municipais do Saneamento Básico de Pelotas (Simsapel), que se iniciou no mês de abril.
Garcia relata que não houve avanço nas negociações entre o Sanep e o Sindicato, que não aceita o reajuste de 4.49% (INPC mais meio %), criação de gratificação adicional de difícil acesso para os servidores, e adicional de 10% no vale-alimentação, ambos retroativos a 1° de maio.
Devido à postura do Sindicato na última quinta-feira (8), de impedir a saída das equipes da garagem da autarquia, prejudicando suas atividades externas, e o falta de avanços na discussão com a categoria, Garcia sugeriu à prefeita que o governo envie à Câmara de Vereadores projeto de lei contemplando apenas a reposição do índice inflacionário medido pelo INPC, tanto nos salários quanto no vale alimentação, diferente da proposta atual do Sanep aos servidores.
Em resposta ao documento, a prefeita destacou que compreende a posição da direção do Sanep, mas que decidiu aguardar até obter o resultado da próxima assembleia da categoria, que será realizada nesta quarta-feira. A expectativa da prefeita é de que compreendam o difícil momento enfrentado pelo País, o que interfere diretamente nas finanças do Município, e aceitem a proposta.
Ontem a prefeita encaminhou ofício ao Sindicato salientando que as tratativas sobre questões salariais são de responsabilidade dos gestores do Sanep, com aval do governo, mas que está à disposição para receber os representantes do Sindicato para discutir outras pautas que envolvam a categoria