Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Sanep diz que ainda não existe preocupação com racionamento em Pelotas

Sanep diz que ainda não existe preocupação com racionamento em Pelotas
07 fevereiro
08:53 2018

Estiagem ainda não preocupa gestores da autarquia, que monitora constantemente os níveis dos seus reservatórios

A falta de chuva que preocupa produtores rurais em algumas regiões do Estado pelo menos por enquanto não “assusta” a direção do Sanep. As projeções dos institutos meteorológicos indicam um mês de fevereiro em situação de estiagem. No entanto, a Barragem do Santa Bárbara, responsável pela produção de metade da água consumida no município de Pelotas, ainda não está em situação que eleve a preocupação dos gestores da Autarquia.

“A Barragem está 90cm abaixo do seu nível. Eu acredito que caso não chova ainda leve uns 40 dias para entrar num nível preocupante, que é quando o nível baixa cerca de um metro e meio”, diz o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.

Apesar dos medos e preocupações que assolam a comunidade, Garcia salienta que a situação atual é bem melhor do que em 2017. Faltar água é algo que não passa pelas cabeças dos gestores municipais.

“Nós fizemos muitos investimentos e melhorias no sistema de captação, tratamento e distribuição de água que nossa preocupação é com algum acidente que impeça a água de chegar aos usuários”, continua o presidente.

REFORÇO – Na avaliação do gestor do Sanep, a situação ainda é tranquila. E vai melhorar, em princípio, ainda este ano. Pelo menos é a expectativa em relação à nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, a qual deverá estar funcionando no mês de dezembro deste ano.

“É a previsão. E nossa torcida, para que nos livremos de vez dessa preocupação”, observa Garcia.

RACIONAMENTO – Se em Pelotas a situação ainda está dentro do que se chama tolerável, o mesmo não se pode dizer do município de Bagé. O município já está racionando o consumo de água a fim de evitar males maiores caso não haja a precipitação de chuvas nos próximos dias. A última vez que o município enfrentou situação semelhante foi no ano 2011. Assim como em vários outros municípios gaúchos, a previsão é de pouca chuva até a metade deste mês.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções