Sanep e IFSul apresentam o desfile Recicla Moda
Roupas confeccionadas a partir de materiais recicláveis ganharam a passarela na programação do Dia do Patrimônio
O projeto Recicla Moda: do lixo ao luxo – uma parceria do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep), Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas-Visconde da Graça (CAVG/IFSul) e Cooperativas de Resíduos Sólidos – encantou dezenas de pessoas que estiveram presentes no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense na tarde do domingo (20). O desfile de figurinos criados a partir de materiais recicláveis fez parte da programação do Dia do Patrimônio, e teve como base o tema do evento de 2016: a Ocupação Feminina. O projeto que também teve inspiração na cantora Elza Soares apresentou, na passarela, “A mulher do fim do mundo”.
Para o Prefeito Eduardo Leite o projeto, que faz parte da programação do já premiado Dia do Patrimônio, promoveu a inserção e a consciência social de todos: “ver este salão lotado, para este desfile, mostra a importância deste projeto”.
Para Frantieska Schneid, professora do Curso Superior em Tecnologia em Design de Moda do IFSul, a proposta realizada pelo Sanep de participar do Dia do Patrimônio foi aceita com muita dedicação. “Foram duas semanas de oficinas com professoras, alunas do terceiro semestre de Design de Moda e cooperadas. O projeto de extensão do curso confeccionou roupas conceituais, embasadas na reflexão e no descarte de produtos”, explica.
Edson Pla Monterosso, do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, disse que a oportunidade foi ímpar. “Em projetos como esse é possível visualizar o aproveitamento dos materiais. Esta parceria permitiu que as cooperadas não só produzissem, mas confeccionassem e desfilassem as roupas. Isso, com certeza, trouxe um empoderamento para essas mulheres, que considero as protagonistas deste desfile”, avalia Edson.
Além do CAVG/IFSul, a proposta é uma parceria dos setores Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) e do Departamento de Processamento de Lixo (DEPL), além de cinco cooperativas da cidade: a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais Fraget (COOTAFRA), a Cooperativa União de Resíduos Sólidos (UNICOOP), a Cooperativa de Catadores da Vila Castilhos (COOPCVC), a Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviço e Ação Social (COOPEL) e a Cooperativa de Trabalho e Reciclagem Ltda. (COORECICLO).
Diulia Lameirão, cooperada da COOPCVC, conta que participar das oficinas, ver as confecções e desfilar, foi emocionante: “frio na barriga é o que ainda estou sentindo. Foram duas semanas muito boas, e pretendo participar sempre que surgir oportunidades”.
Na ocasião também estiveram presentes o Secretário de Estado de Relações Institucionais do Distrito Federal, Igor Tokarski, que veio prestigiar os eventos do Dia do Patrimônio na cidade e o diretor-presidente do Sanep, Jacques Reydams.