Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

Sanep e IFSul apresentam o desfile Recicla Moda

Sanep e IFSul apresentam o desfile Recicla Moda
23 agosto
09:16 2016

Roupas confeccionadas a partir de materiais recicláveis ganharam a passarela na programação do Dia do Patrimônio

O projeto Recicla Moda: do lixo ao luxo – uma parceria do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep), Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas-Visconde da Graça (CAVG/IFSul) e Cooperativas de Resíduos Sólidos – encantou dezenas de pessoas que estiveram presentes no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense na tarde do domingo (20). O desfile de figurinos criados a partir de materiais recicláveis fez parte da programação do Dia do Patrimônio, e teve como base o tema do evento de 2016: a Ocupação Feminina. O projeto que também teve inspiração na cantora Elza Soares apresentou, na passarela, “A mulher do fim do mundo”.

EVENTO destacou trabalho feito em parceria pelas instituições públicas

EVENTO destacou trabalho feito em parceria pelas instituições públicas

Para o Prefeito Eduardo Leite o projeto, que faz parte da programação do já premiado Dia do Patrimônio, promoveu a inserção e a consciência social de todos: “ver este salão lotado, para este desfile, mostra a importância deste projeto”.

Para Frantieska Schneid, professora do Curso Superior em Tecnologia em Design de Moda do IFSul, a proposta realizada pelo Sanep de participar do Dia do Patrimônio foi aceita com muita dedicação. “Foram duas semanas de oficinas com professoras, alunas do terceiro semestre de Design de Moda e cooperadas. O projeto de extensão do curso confeccionou roupas conceituais, embasadas na reflexão e no descarte de produtos”, explica.

Edson Pla Monterosso, do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, disse que a oportunidade foi ímpar. “Em projetos como esse é possível visualizar o aproveitamento dos materiais. Esta parceria permitiu que as cooperadas não só produzissem, mas confeccionassem e desfilassem as roupas. Isso, com certeza, trouxe um empoderamento para essas mulheres, que considero as protagonistas deste desfile”, avalia Edson.

Além do CAVG/IFSul, a proposta é uma parceria dos setores Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) e do Departamento de Processamento de Lixo (DEPL), além de cinco cooperativas da cidade: a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais Fraget (COOTAFRA), a Cooperativa União de Resíduos Sólidos (UNICOOP), a Cooperativa de Catadores da Vila Castilhos (COOPCVC), a Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviço e Ação Social (COOPEL) e a Cooperativa de Trabalho e Reciclagem Ltda. (COORECICLO).

Diulia Lameirão, cooperada da COOPCVC, conta que participar das oficinas, ver as confecções e desfilar, foi emocionante: “frio na barriga é o que ainda estou sentindo. Foram duas semanas muito boas, e pretendo participar sempre que surgir oportunidades”.

Na ocasião também estiveram presentes o Secretário de Estado de Relações Institucionais do Distrito Federal, Igor Tokarski, que veio prestigiar os eventos do Dia do Patrimônio na cidade e o diretor-presidente do Sanep, Jacques Reydams.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções