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terça, 05 de novembro de 2024

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Sanep entrega contas com orientações à comunidade

Sanep entrega contas com orientações à comunidade
17 maio
08:59 2016

Autarquia explica nova modalidade de cobrança de água, que requer mudança comportamental

O Sanep já está praticando a cobrança de água pela tabela de consumo, em substituição à modalidade do cálculo por área construída. Para que o consumidor entenda seus gastos, a conta deste mês começa a ser distribuída com um flyer (pequeno folheto) explicativo sobre as dúvidas mais frequentes. Aqueles que ainda desejarem mais esclarecimentos podem entrar em contato com a autarquia pelo telefone (53) 3026.1144; quem não receber a conta com explicações deve aguardar pelo folheto, que será entregue em cada residência.

O flyer traz, na frente, o modelo da nova conta com especificações por campos. No primeiro, consta o valor do consumo ou média faturada; no segundo, a medição efetiva no hidrômetro e, no terceiro, esclarecimento sobre água, esgoto e serviços básicos.

No verso, o folheto apresenta explicações sobre o motivo da alteração das contas, o que significa Serviço Básico, compra de hidrômetro, cobrança de esgoto, transferência de instalação do hidrômetro, inexistência de hidrômetro e tarifa social.

Pelo novo sistema, o valor referente à água, em casas que têm hidrômetro, é cobrado pelos metros cúbicos consumidos. Consumidores cujas moradias que não têm o equipamento devem aguardar a instalação. Aqueles que o têm, mas que está em ponto de difícil acesso, terão a conta com valor referente à mesma leitura realizada dentro dos últimos 12 meses e, nestes casos, as variações serão calculadas a partir de uma nova verificação.

Sanep AtendimentoSanep mantém horário especial até final do mês

Durante todo o mês de maio o Sanep atende o público das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, na sede administrativa (rua Félix da Cunha, 653). O horário foi ampliado para favorecer a negociação de dívidas e o esclarecimento de dúvidas sobre o novo sistema de cobrança por consumo, sobretudo àqueles que pleiteiam o benefício da Tarifa Social.

A partir do dia 1º de junho o Sanep passa a atender no horário do expediente oficial da prefeitura de Pelotas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Para moradores de locais onde não é possível tecnicamente a instalação de hidrômetros, o pagamento será pelo limite máximo da primeira faixa de consumo, acrescido do serviço básico da categoria em que estiverem enquadrados na tabela de cobrança. Valores podem ser conferidos no site do Sanep (www.pelotas.com.br/sanep).

O valor da cobrança do item esgoto cloacal depende do caso em que o consumidor está inserido. Em locais com ligações do esgoto diretamente na rede pluvial, é cobrado 30% do valor da água; onde há coleta de esgoto, é cobrado 60%; e onde há coleta e tratamento do esgoto, é cobrado 80% do valor da água.

O Sanep explica que o serviço básico que passou a aparecer na conta não é um acréscimo, uma cobrança a mais. Essa taxa, antes, estava embutida nos demais valores. Agora, está separada e se refere a tudo o que o Sanep faz até a água chegar às torneiras das moradias, como por exemplo a manutenção das redes e os consertos. As leis Federal do Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) e Municipal (6.294/2015) aconselham que tudo o que o consumidor paga seja especificado.

TARIFA SOCIAL

O Sanep possui a Tarifa Social. Para receber o benefício, é preciso procurar a autarquia e comprovar que já possui tarifa social da CEEE; ou Carteira Social do Idoso emitida pelo Ministério do Desenvolvimento Social; ou receber LOAS; ou morar em uma unidade habitacional do programa Minha Casa Minha Vida como proprietário ou receber Bolsa Família. Além desses critérios, a Tarifa Social também atinge os inscritos no Cadastro Único, os que recebem benefício previdenciário de até um salário-mínimo ou aqueles que obtenham parecer favorável do serviço de assistência social do Sanep. A comprovação de qualquer um desses casos dá direito à diminuição da conta.

ECONOMIA

O Sanep salienta a importância do consumo consciente de água. A economia pode reduzir o valor da conta, além de evitar o desperdício. Hábitos simples, como não deixar a torneira aberta sem necessidade, reduzir o tempo do banho ou consertar vazamentos fazem bastante diferença, assim como auxiliam na preservação dos recursos hídricos naturais do meio ambiente.

Pelotas é a cidade do Rio Grande do Sul onde a água é mais barata. Porto Alegre, Rio Grande, Caxias do Sul, Santa Maria e Bagé, entre outras, aplicam taxas mais altas. Além disso, o Sanep investe em produtos muito caros para garantir que a água seja saudável para consumo, beneficiando o consumidor com o melhor padrão.

Pelo novo sistema de cobrança, o comércio, a indústria e os prédios públicos pagam mais do que os consumidores residenciais.

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