Sanep inicia troca de 850 contêineres de lixo orgânico
Na noite de segunda-feira, o Sanep iniciou a substituição dos 850 contêineres da coleta de resíduos orgânicos. O processo começou no Centro da cidade e se estenderá, ainda nesta semana, para as regiões da Guabiroba, Pestano e Lindóia.
Para evitar transtornos no trânsito, o serviço na área central está sendo realizado durante a noite e madrugada. A autarquia organizou um mutirão, que compreende as seguintes etapas: recolhimento dos resíduos, retirada do contêiner antigo, limpeza e higienização da área e colocação do novo contêiner no local. “Não basta fazer a troca, queremos deixar o ambiente limpo e preparado para receber o novo contêiner. Contamos sempre com o apoio da população, tanto para manter a área limpa como para que seja feito o descarte apenas de resíduos orgânicos no contêiner”, salienta o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, Edson Plá Monterosso. Serão utilizados no serviço um caminhão prancha, três caçambas, uma retroescavadeira, um veículo para lavagem da área e um veículo coletor compactador.
Nas regiões da Guabiroba, Pestano e Lindóia a troca será feita durante o dia. Após a conclusão desta etapa, o Sanep iniciará, em janeiro, a marcação exata do espaço em que o contêiner fica localizado, evitando que sejam deslocados do seu ponto exato de coleta.
A ação integra o planejamento da autarquia para a área de resíduos sólidos, que já contou, em 2019, com a ampliação da coleta seletiva para 19 novas regiões do Município e com a substituição da frota de caminhões da coleta para novos zero quilômetros com cabine estendida, agora com espaço para o motorista e três coletores. “Garantimos mais segurança aos coletores que, antes, faziam o trajeto até o local da coleta no estribo do caminhão. Além disso, os veículos são 100% automatizados, isso diminuiu consideravelmente o ruído dos caminhões, evitando transtornos à população na coleta realizada no período da noite”, destaca o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.