Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Sanep lança projeto de serviços simultâneos nos bairros

14 dezembro
08:52 2021

Nesta segunda-feira , o Sanep lançou o projeto Onda do Saneamento – uma iniciativa com caráter itinerante que chegará aos bairros de Pelotas para executar serviços simultaneamente. O objetivo da autarquia – que iniciará as atividades no Laranjal, devido ao início da temporada de veraneio – é concentrar ações de melhorias e consertos em uma mesma região, direcionando equipes específicas para agilizar demandas de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem.

TEMPORADA de verão com instalação de novos banheiros no Laranjal

A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, explica que o projeto busca otimizar o trabalho da autarquia ao atuar no formato de força-tarefa nas regiões. “Depois do Laranjal, vamos percorrer outros bairros da cidade para seguir cumprindo nossa missão de fornecer um saneamento básico de qualidade para a população”, frisou.

ABASTECIMENTO

A Onda do Saneamento traz uma novidade significativa para a praia: o reforço na distribuição de água com a chegada de um novo contêiner para integrar o sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) Móvel, implantado no bairro em 2018. A estrutura, que chegou na sexta-feira (10) e passará a operar nos próximos dias, vai viabilizar mais segurança e estabilidade à rede de abastecimento de todo o Laranjal, uma vez que aumentará a produção de água tratada em 42% durante o veraneio.

SERVIÇOS DE RUA
Os departamentos de Águas, Esgoto e Drenagem estarão presentes para executar consertos de vazamentos, ligações de água e de esgoto, e limpeza de canais. Neste ano, quatro estruturas responsáveis pelo escoamento da chuva no Laranjal já receberam o serviço de desobstrução: os canais das avenidas Arthur Augusto Assumpção (três vezes) e Espírito Santo (três vezes), e das ruas Morro Redondo (duas vezes) e Nova Prata.

Ainda, serviços de manutenção na praia – feitos durante todo o ano – serão reforçados neste período, como o conserto dos chuveiros e a troca de dois banheiros instalados pelo Sanep – cada um com seis cabines. A autarquia também está providenciando a licitação para a implantação de banheiros químicos para complementar a infraestrutura oferecida à população.

AMPLIAÇÃO DA COLETA
Até o final de março, a frequência do recolhimento de resíduos orgânicos será ampliada no Laranjal. Além de segunda, quarta e sexta, o serviço também será realizado aos sábados, devido ao aumento da população durante o período nos balneários dos Prazeres, Santo Antônio e Valverde, e na Colônia Z3. As coletas orgânica e seletiva são feitas de porta em porta e alcançam 100% do Laranjal, lembrou Michele.

“Além das intervenções de rua, como consertos de vazamentos e limpeza de canais, a ideia é promover a conscientização da comunidade de cada região, a partir dos nossos projetos de educação ambiental, como o Óleo Sustentável, que depende muito da participação dos moradores ao descartar o produto de forma correta”, salientou. O Laranjal também conta com um Ecoponto que funciona de segunda a sábado, de manhã e à tarde, e representa mais uma opção para os moradores levarem seus resíduos recicláveis e outros itens volumosos, como móveis, colchões e eletrodomésticos, evitando o descarte nas ruas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções