SANEP : Novos equipamentos qualificam serviços
Seguindo os esforços para renovar a frota e qualificar ainda mais os serviços à população, o Sanep recebeu, na sexta-feira (11), três novas caminhonetes, duas retroescavadeiras e dois caminhões.
Mais de R$ 1 milhão em recursos próprios foi investido na compra dos equipamentos, que deverão agilizar os trabalhos da autarquia pela cidade e reduzir custos com manutenção e aluguel de carros.
Desde 2017, mais de R$ 4 milhões já foram investidos na renovação da frota. Conforme o diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, esses acréscimos fazem parte do plano de reestruturação do Sanep e devem continuar nos próximos anos.
“A ideia é atender cada vez melhor a população. Em um determinado momento, a infraestrutura da autarquia perdeu espaço e queremos mudar isso, fazendo dela um orgulho para Pelotas.”
Nos últimos 22 meses, 40 mil metros de redes de água foram trocadas no município. Hoje, a maioria dos canos que fazem o abastecimento na cidade são de fibrocimento, sem contar os de ferro, instalados no século 19 e que ainda são usados em alguns trechos. A meta é substituir grande parte desses encanamentos por PVC/PVA, diminuindo vazamentos e maximizando os investimentos na conservação da rede.
Segundo Magno Fernando da Silva Ferreira, chefe do departamento de Veículos e Oficinas do Sanep, atualmente cem veículos ajudam a autarquia no atendimento à população, alguns da década de 1970. Agora, com os novos investimentos, o setor está sendo atualizado, o que deve agilizar e qualificar o trabalho das equipes.
“Todos nós ganhamos, os funcionários que vão ter veículos novos para trabalhar, mas principalmente a população.”
Demandas da população
Os moradores da rua aproveitaram a visita de Paula para pedir melhorias na via, através de um abaixo-assinado. No momento, a rua recebe obras de drenagem, com a colocação de 400 metros de canos – o que deve resolver os problemas de alagamento –, além da substituição de 800 metros de rede de água. O morador José Tavares pediu, por exemplo, o patrolamento da via que, devido às chuvas das últimas semanas, apresentava problemas.
De acordo com a gestora, todas as demandas entregues pela comunidade serão encaminhadas às Secretarias responsáveis e, assim que possível, devem ser solucionadas.