Sanep oferece novas opções de serviços online
Para dar maior praticidade à população na solicitação de serviços, o Sanep agora conta com um sistema totalmente online de atendimento. Com o novo avanço no suporte ao público, o usuário passa a ter a possibilidade de resolver problemas relacionados ao hidrômetro, pagamento da conta de água e realizar alterações cadastrais de maneira automática no site da autarquia.
A implantação do sistema de solicitação online integra uma série de ações do Sanep com o objetivo de modernizar o atendimento ao público. Recentemente, a autarquia anunciou, também, a retirada da certidão negativa de débitos pelo site e a nova central de atendimento por telefone, concentrando os serviços em um só número.
Atendimento remoto em alta
O empenho para aprimorar o atendimento de maneira remota não é por acaso. Em tempos de pandemia e limite de pessoas estabelecido na sede do Sanep — garantido pela obrigatoriedade do agendamento prévio para ser atendido — a procura por informações pela internet cresceu consideravelmente. Entre janeiro e abril deste ano, foram mais de 500 mil acessos no site da autarquia, número dez vezes maior em relação ao mesmo período em 2020.
A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, avalia que a modernização dos serviços, que já era uma das prioridades, ganhou ainda mais relevância com o aumento da demanda por parte da população. “A ampliação da procura por atendimento online acelerou a execução deste nosso projeto voltado ao avanço nos serviços digitais”, explica Michele. A gestora acrescenta que é fundamental tornar a autarquia cada vez mais acessível aos clientes. A projeção é de que novas opções de requerimentos sejam acrescentadas em breve na plataforma.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO SITE
Baixa de tarifa: quando o pagamento foi feito, mas não teve baixa no sistema.
Devolução por compensação: quando o pagamento foi feito em duplicidade ou com valor maior do que a conta.
Aferição de hidrômetro: verificação para atestar se o aparelho está funcionando corretamente.
Conserto do hidrômetro: quando o hidrômetro apresenta algum problema, no caso de estar com a cúpula quebrada ou embaçada.
Troca de registro no cavalete: quando o registro do cavalete apresenta problema de funcionamento.
Vazamento no cavalete (hidrômetro): quando é identificado vazamento no cavalete.
Furto do hidrômetro: quando o usuário teve o hidrômetro furtado. É necessário Boletim de Ocorrência.
Troca de local de entrega da conta: possibilita a entrega das tarifas em outro imóvel, no município de Pelotas que possua cadastro ativo junto ao Sanep.
Mudança da data de vencimento: alteração da data limite para pagamento da conta de água.
Certidão narrativa: documento relativo a alguma solicitação feita anteriormente pelo usuário.