Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Sanep substitui rede de água na rua Manduca Rodrigues

Sanep substitui rede de água  na rua Manduca Rodrigues
14 janeiro
10:36 2022

Pelotas conta com mais de um milhão de metros de redes de água e mantê-las preservadas para a sua condução até as residências é uma das frentes de trabalho priorizadas pelo Sanep. Além dos consertos de vazamentos – consideradas medidas emergenciais – a autarquia também atua na ampliação e na substituição do sistema de abastecimento, visando à modernização da tubulação e à consequente melhora na distribuição da água.

Nesta semana, a equipe do Departamento de Águas (Depa) executa a substituição e a manutenção de rede na rua Manduca Rodrigues, em trecho de 250 metros. O serviço consiste na mudança dos canos de ferro para os de PVC, refletindo no aumento significativo de pressão na localidade, além da desobstrução em parte do trajeto da água. O coordenador do Depa, Alexandre Duval, explica que a renovação do sistema também diminui a incidência de vazamentos, uma vez que os materiais são mais resistentes ao tempo e proporcionam maior estabilidade na entrega da água.

RESULTADOS
O descontentamento pela pressão da água se transformou em alegria ao perceber a mudança na rotina de casa, afirma o morador Eduardo Fernandes, de 60 anos. “Me queixava sobre a situação e agora reconheço o trabalho realizado. É gratificante ver o problema ser solucionado e já notar a diferença. Antes a água subia com dificuldade para o chuveiro e, desde ontem, isso mudou”, explica ele que, há 20 anos, reside na rua Manduca Rodrigues. Elusa Chagas também já testou a pressão em casa, após a obra, e comemora os resultados. “Abri as torneiras, verifiquei a descarga e ela está ótima”, comenta.

Abastecimento será qualificado na localidade com a troca da tubulação.

REDE AMPLIADA

O Sanep substituiu e ampliou mais de 21 quilômetros de redes de água em Pelotas nos últimos dois anos – um investimento de aproximadamente R$ 500 mil, com fonte em recursos próprios da autarquia. O trabalho contemplou todas as regiões de Pelotas, incluindo a zona rural do Município, em ruas, avenidas e estradas das Três Vendas, Areal, Fragata, São Gonçalo, Laranjal e Monte Bonito, além de trecho da BR-116.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções